10 dicas para montar um e-commerce

0
2154
10 dicas para montar um e-commerce

10 dicas que você deve saber antes de montar um e-commerce

Talvez seja nossa economia mais aquecida, mas de uns tempos pra cá fui questionado diversas vezes sobre qual plataforma de e-commerce escolher, o que é bem compreensível, afinal são milhares de opções.

No entanto, minha resposta é quase sempre mais genérica, pois plataforma alguma fará o trabalho sozinha, é aquilo que você extrai dela e como pode adaptar ao seu negócio.

Compreendo que, para quem veja pela primeira vez, pode parecer apenas detalhes. Mas que podem fazer toda a diferença, aqui vão alguns deles:

Defina seu plano de negócios

Assim como em qualquer negócio, você precisa saber o que vai vender e para quem vender. Isso vai definir a maneira como apresentar seus produtos.

Nada melhor para isso do que a elaboração de um plano de negócios para seu e-commerce. Na internet existe outra grande vantagem em entender bem as dúvidas de seu público-alvo, vai ajudar a produzir conteúdo único e de qualidade.

Isso é importante, pois pode fazer você se destacar nos mecanismos de busca, aumentando suas visitas e possibilitando mais vendas.

Descreva bem seus produtos

Se você acha que pode simplesmente copiar a descrição que vem juntamente na caixa do produto ou site institucional do fabricante repense.

Se seu conteúdo é igual a todos, como espera se destacar nos motores de busca? Buscadores (Google e Bing) não gostam de conteúdo duplicado e podem inclusive penalizar seu site, além disso, se alguém está procurando a informação de um determinado produto na web é porque possui interesse naquele determinado produto.

Ter uma descrição única não é apenas um diferencial para o SEO, mas pode ser a diferença entre fechar ou não aquela determinada venda.

Imagem é tudo

Quantas vezes uma vitrine bem montada não lhe atraiu para a loja? Na internet é ainda pior! O design da sua loja e a foto dos produtos influenciam muito a compra, lembre-se que o cliente não terá o toque, não sentirá o cheiro e na maioria dos casos também não poderá experimentar o produto.

Tem fotos legais em todos os ângulos e cores possíveis? Zoom para poder ver mais de perto? Vídeos demonstrativos? Tenha todos se possível!

Seja social de verdade

10 dicas que você deve saber antes de montar um e-commerce
10 dicas para montar um e-commerce

Em um artigo anterior, escrevi sobre as seis dimensões do social commerce, mas sei que ainda está longe de ser realidade para todos.

A maioria simplesmente acredita que abrir uma conta no Twitter e criar uma página no Facebook resolverá tudo, mas no final só fica “floodando a timeline” de seus clientes e depois não sabe por que a comunidade nunca cresce.

Se pensar em usar redes sociais para aumentar a exposição do seu negócio, então use de verdade para entender seus clientes, saber o que desejam e o que esperam, bem como feedbacks de como você pode melhorar a vida dessas pessoas.

Parece Piegas? É real, se gosta de ler procure o livro “Entregando Felicidade” sobre a Zappos.com, um site de venda de sapatos que aplica, como ninguém, o conceito de customer service dentro do próprio site e através de redes sociais e vende cerca de US$ 1 Bilhão (sim você leu certo) anualmente.

Conteúdo nunca é demais

Mais conteúdo = Mais canais de entrada = Mais vendas.

Ok. Não é tão simples assim, porém boa parte disso é verdade, mais conteúdo possibilita que você indexe mais páginas, buscadores adoram sites grandes, além disso, diversificar conteúdo em redes sociais também pode trazer visitas.

Só se lembre que não vale só ter quantidade, tem que ter qualidade.

Google Analytics é seu melhor amigo

Imagina receber relatórios de onde veio cada usuário, saber que palavra-chave ele digitou no buscador, quais páginas ele acessou até finalizar a compra?

Uma boa (e bem customizada) ferramenta de web analytics faz isso e muito mais.

Existem várias outras ferramentas de web analytics no mercado, mas o Google Analytics é gratuito e de começo dá conta do recado, aprenda a usá-lo e quando puder contrate um profissional da área. Vale a pena.

Envie grátis

Muita gente desiste na última hora, pois percebe que a taxa de envio encareceu demais a compra e, algumas vezes, chega a tornar a compra inviável de verdade, lembre-se esse é um fator decisivo na compra.

Seja direto como um soco na boca

Acredite, seu cliente provavelmente já terá diversas distrações quando entrar em sua loja, afinal não é só você que fica com várias abas abertas no navegador e ainda escutando música.

Um banner no meio do processo de compra pode fazer com que ele fuja de seu site e acabe caindo no site do concorrente. Pense nisso quando tiver a “genial ideia” de inserir anúncios dentro do seu site sem nenhum tipo de planejamento.

Busque seu diferencial

No mundo físico, uma loja com um bom ponto comercial (bem localizada) pode ser a diferença entre um negócio mediano e outro excepcional, na internet, onde tudo está a poucos cliques de distância, a menor diferença pode fazer estragos.

No comércio eletrônico não é diferente. Você precisa criar um diferencial para sua loja virtual se destacar entre as milhares de outras.

O que a sua loja tem que faz valer a pena? Qual é a sua qualidade única e que faz você se destacar na multidão? Pense nisso.

Teste tudo que puder

É possível criar variações de páginas de produtos e simplesmente comparar quais possuem maior taxa de conversão, é mais efetivo na hora de gerar uma venda.

Uma forma de fazer isso é através de testes A/B, mas existem outras e não vou me aprofundar no post. O importante é saber que, através deste tipo de teste, você pode simplesmente comparar o que melhor funciona no seu negócio de forma progressiva.

Vale lembrar que pequenos detalhes fazem grande diferença!

Por fim, e não menos importante, leia muito

Taxa de conversão, ticket médio e CTR já são termos familiares pra você? Eles deveriam ser. Leia tudo o que puder sobre e-commerce e ainda será pouco.

Há no mercado, profissionais especializados em diversas áreas específicas. Contrate-os sistematicamente na medida em que seu negócio for crescendo.

Mantenha-se atualizado sobre essas dicas para montar um e-commerce e outras, assinando a nossa Newsletter.

Fonte: Coletivo Mídia Boom

Salvar

Salvar

10 dicas para montar um e-commerce
5 (100%) 1 voto