É comum falarmos em qualquer ambiente sobre comércio eletrônico, mas muita gente que está começando muitas vezes não entende alguns termos que já estão cunhados neste meio. Desses termos existem alguns que são fundamentais para o entendimento e auxiliar no momento de executar as escolhas certas.

Plataforma – É ambiente onde a loja virtual será executada. Cada plataforma contém características únicas e comuns ao mercado virtual. Existem vários tipos: “Código Aberto”, “Aluguel” e “Próprias”.

Gateway Pagamento – Esse é o canal que será utilizado para realizar as transações financeiras (recebimento de pagamentos) da loja virtual.

Back Office – São todas as rotinas e processos administrativos da loja virtual. Normalmente as plataformas já constam com esse módulo acoplado na loja virtual, para que seja possível o acompanhamento dos pedidos e a administração de produtos, promoções, etc.

ERP – É a ferramenta de gestão empresarial. Será através dessa que a empresa gerenciará fluxos de caixas, emissão de nota fiscal, controle de estoque, controle de depósitos. Para facilitar a troca de informações é essencial que esteja integrado ao Back Office da loja virtual.

Data Center / Host – Local onde ficará armazenada a loja virtual para que seja possível qualquer pessoa da internet acessar. Uma das características mais importante é garantia de estabilidade e disponibilidade da loja.

Test A/B – São testes comparativos entre duas versões (condições) e sendo eleita há mais eficiente conforme os critérios definidos.

SSL / HTTPS – São certificados e protocolos que oferecem a usuário de internet uma garantia que os dados transferidos entre o computador e loja estão seguros.

ROI – É retorno sobre o investimento, normalmente é utilizado para medir a eficiência de campanha de propagadas na internet (Google Adwords).

Chargeback – É a fraude na utilização de cartões de crédito nas compras online, esses lançamentos são cancelados e o lojista fica sem o direito de receber os valores.

Ticket Médio – Esse é o valor médio das vendas por usuário. É a soma de todas as vendas realizadas dentro de um período e divida pelo número de pedidos realizados.

SEO / SEM – São métodos para garantir a otimização da loja virtual e seus produtos para ser encontrados e destacados pelos motores de buscas (Google, Bing, etc).

UpSell – Componente da loja virtual que oferece produtos com mais vantagens em relação ao produto exibido, elevando assim o ticket médio.

CrossSell – Componente para realizar a venda casada de produtos com oferecimentos de alguma vantagem para o cliente.

CheckOut – Processo pelo qual o cliente irá realizar a concretização da venda online. Pode ser tanto uma única tela como vários passos até a efetiva finalização.

Email Marketing – Comunicar os clientes através e-mail direito sobre promoções, condições especiais. Porém é importante que essa interação permita o “Opt-In/Opt-Out” que nada mais é o cadastramento e descadastramento do recebimento do e-mail.

Google Analytics – Ferramenta para analise e estudo do comportamento dos usuários sobre todas as páginas da loja virtual. É possível a visualização de produtos mais vistos, referências de outros sites, taxas de conversão de vendas.

Google Adwords – Ferramenta para criação de anúncios que serão exibidos totalmente realizados a busca realizadas através do Google. Esses anúncios serão destacados do resultado simples.

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