Adaptando o marketing político eleitoral no Twitter

Desde a última eleição o marketing político eleitoral no Twitter vem ocupando lugar de destaque entre as diversas ferramentas disponíveis para uma campanha de marketing político digital. E não é pra menos, o público brasileiro é o segundo maior usuário mundial dessa ferramenta. Com a disseminação de dispositivos móveis de acesso à Internet como celulares e agora os tablets, a tendência é de um uso ainda maior dessa rede social. De olho nessa grande massa eleitoral, alguns políticos menos avisados tem olhado para o Twittercomo uma tábua de salvação para sua campanha eleitoral, mas a coisa não é bem assim.

Em primeiro lugar, é bom deixar claro um ponto: Twitter sozinho não elege ninguém. O Twitter funciona como uma das ferramentas de uma campanha de marketing político digital eleitoral e não é a campanha em si. Uma campanha bem elaborada de marketing político nas redes sociais tem no Twitter um poderoso canal de divulgação de atividades e conteúdo da plataforma eleitoral, mas não é por si só a essência da campanha nas redes sociais.

Em segundo lugar, em função do seu formato reduzido para textos (140 caracteres) o Twitter não é o local ideal para uma exposição mais detalhada das propostas eleitorais. Dentro de um planejamento estratégico digital bem feito, as equipes de marketing de campanhas eleitorais devem colocar o microblog como um veículo noticioso e de relacionamento imediato com o eleitorado.

O terceiro item a ser observado é que uma coisa é usar o Twitter como um cidadão comum, outra coisa é usar o Twitter como canal de comunicação em uma campanha de marketing político eleitoral. No uso pessoal, você é um amigo, no uso eleitoral você é, de uma forma ou de outra, um alvo de identificação ou desaprovação. Nas mídias sociais o limite entre e vida pessoal e a vida pública praticamente não existe.

Técnicas para marketing político eleitoral no Twitter

Em nosso curso de marketing político digital chamo a atenção dos participantes que embora seja uma ferramenta simples de usar, o Twitter como ferramenta de marketing digital possui uma série de técnicas que devem ser observadas. O uso profissional do Twitter como ferramenta de marketing exige cuidados que geralmente não são observados quando se usa a ferramenta em nível pessoal. O marketing político eleitoral no Twitter deve contar com ferramentas profissionais como:

  • Aplicativos de publicação;
  • Ferramentas de monitoramento do desempenho dos tweets;
  • Ferramentas de monitoramento de redes sociais como um todo;
  • Sistemas de web análise para avaliação do impacto do Twitter.

Além destes requisitos tecnológicos é necessário antes de tudo, pessoas tecnicamente gabaritadas para o uso profissional das mídias sociais. Não dá para pedir ao “sobrinho” para alimentar o Twitter de campanha. O marketing nas mídias sociais é uma tarefa que envolve técnica, conhecimento das ferramentas e observação. O uso amadorístico das mídias sociais em campanhas de marketing político digital pode causar um efeito contrário ao pretendido.

O marketing político eleitoral no Twitter realmente funciona, mas não coisa para amadores e muito menos fácil.

Fonte: Eleitor Digital

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