(Breve) História do Email Marketing

 

 

Se o email como forma de comunicação evoluiu muito desde a sua concepção, o mesmo pode-se dizer do email marketing. Continuando a lição sobre a importância de conhecer a história das nossas práticas, passamos no post de hoje a rever um pouco da evolução do email como ferramenta de marketing, ou seja, do email marketing.

Com a popularização da internet e do uso do email nos anos 90, muitas empresas rapidamente perceberam a grande oportunidade que essa nova forma de comunicação digital representava para seus negócios. O email era uma forma bastante rápida de entrar em contato com clientes ou potenciais clientes e custava muito menos do que o envio de mala direta, bastante comum na época. Em 1995 o número de emails de marketing enviados já era maior que o total de envios feitos por mala direta.

Um dos grandes entraves, porém, foi a rápida profusão de spam, que à época confundia-se com o email marketing. Aparentemente os spammers também viram no email uma grande oportunidade de contato com potenciais clientes. Era o início de tudo e as regras e boas práticas ainda estavam nebulosas para alguns.

O advento dos filtros de Spam por parte dos provedores resolveu modificou esse cenário no entanto. Como inicialmente os filtros de spam bloqueavam tudo que remotamente se parecesse com spam, os profissinais que trabalhavam com email marketing tiveram que se adaptar rapidamente já que os negócios começavam a perder dinheiro com suas campanhas indo parar no lixo eletrônico. Logo descobriram técnicas para facilitar que seus emails fossem parar nas caixas de entrada, como linhas de assunto bem trabalhadas e uso de emails de remetentes confiáveis.

Eventualmente o envio de email marketing foi regulamentado e uma série de regras de boas práticas foram estabelecidas, o que influenciou na reputação do email marketing e na diferenciação em relação a spam.

Já em meados dos anos 2000 o fato que balançou o mundo do email marketing foi a explosão das redes sociais. Muitos previram que seria o fim do email e, inevitavelmente, do email marketing. O que aconteceu na realidade foi uma busca por integração, tanto por parte dos profissionais de email marketing quanto por parte dos internautas e usuários em geral.

(Breve) História do Email Marketing

O email marketing desponta hoje como essencial no relacionamento com clientes, apesar de ainda sofrer por ser confundido com spam. Em um mundo onde passamos cada vez mais parte das nossas vidas online, é apenas lógico que o email marketing se sobressaia como forma de comunicação e contato.

Fonte: Últimas do emailManager

Artigo anterior“Vendedor” ou “Atendente” na Loja Virtual
Próximo artigoQuem é o e-consumidor e o cliente do varejo tradicional?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here