Busca – Digite aqui o que procura

Não falarei dos buscadores que são responsáveis por 35% do tráfego de um e-commerce segundo a Serasa Experian Hitwise Brasil, porém farei “simples” apontamentos sobre a busca interna das lojas virtuais.

A busca interna é o passo inicial para o usuário que precisa achar informações e que está conhecendo a sua loja. O mais importante na busca é a relevância dos resultados.

Considerada peça chave na navegação do usuário, a busca ganhou destaque na maior parte dos sites, principalmente nas lojas virtuais. Geralmente está posicionada no topo dos sites proporcionando a melhor visualização e acessibilidade ao usuário.

Boa parte das lojas a ilustram com a famosa lupa e o campo de busca com suas diversas indicações: Busca, Buscar, Busque no Site, Procure por, Buscar em, Pesquisar, etc. Em  alguns e-commerces o campo de busca traz o texto: Digite aqui o produto, Digite aqui o que procura, O que deseja buscar?  Procuro por, entre outros.

Algumas buscas trazem sugestões de palavras logo que começamos a digitar o texto, utilizando a mesma experiência do Google Instant Search,  proporcionando ao usuário mais agilidade em sua pesquisa.

Porém, poucos conseguem ser eficientes. Basta realizar uma busca e constatar a falta de inteligência nos sistemas de algumas lojas virtuais. Os filtros são desorganizados e muitas vezes ausentes, a busca avançada é falha, ainda há incoerência e falta de relevância nos resultados, e estes são apenas alguns exemplos.

Uma estratégia eficiente que encontrei indicava no campo de busca o seguinte texto: “Digite seu produto, marca ou esporte desejado”.

O que há de interessante nisso?

A busca trazer o esporte – ou melhor – todos os produtos da categoria esportiva pesquisada. O que é bem diferente de trazer a relação  dos produtos que contém  a palavra em sua url, descrição ou ficha técnica.

Para Martha Gabriel, “o aprofundamento da experiência e relacionamento com as marcas e produtos tem começado pela busca na web.“ Poucos e-commerces conseguem transformar a experiência do e-consumidor  em pequenos diferenciais competitivos. Segundo Kotler, “na medida em que a empresa pode e diferenciar e se posicionar como fornecedora de valor superior, ela ganha vantagem competitiva.”

Para quem não conhece,  o Google disponibiliza sua própria plataforma para fazer a busca  interna “do seu site” – Custom Search.  Não me lembro de ter visto nenhum e-commerce usando este sistema. #Fica a dica.

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