O que é Social Commerce – O comércio pelas redes sociais

Se você ainda não sabe o que é social commerce e como ele funciona, pode estar perdendo boas oportunidades de negócios online e alavancar as suas vendas.

Por definição, Social Commerce é o comércio envolvendo o relacionamento entre pessoas. Em resumo o conceito de social commerce nada mais é que transações comerciais entre pessoas que desenvolvem algum tipo de relacionamento.

No comércio tradicional isso sempre ocorreu, porém, quando isso se expande para os relacionamentos no ambiente digital, como no caso das mídias sociais, por exemplo, estamos diante de um cenário novo.

Se levarmos em consideração que, segundo o relatório Global Digital Statshot 2019, feito pelas empresas Hootsuite e We Are Social, existem 3,5 bilhões de pessoas cadastradas em alguma redes social, este é um mercado gigantesco.

Como exemplo, temos o Facebook, criado em 2006, que ultrapassou o Google em tráfego semanal nos Estados Unidos.

Se ele fosse um país seria o terceiro mais populoso do mundo. Além disso, a maioria do público nas redes sociais são mulheres, que coincidentemente são também a maioria do público consumidor.

Até mesmo um novo termo já está sendo criado: o F-Commerce, ou comércio via Facebook, que, por exemplo, já é explorado por companhias como Victoria’s Secret e Delta Airlines. Nada mais é do que a criação de, lojas virtuais no Facebook.

Como se sabe, as redes sociais ampliaram as possibilidades de troca de informações e influências, pois nelas as pessoas falam sobre seus interesses e dentre eles estão empresas, marcas, produtos e serviços.

As pessoas interagem, por exemplo, buscando esclarecer suas dúvidas, bem como aquelas que outros usuários possam ter usando, para isso, a opinião de pessoas conhecidas ou não.

Para se ter uma ideia, 78% das pessoas confia nas opiniões postadas na web, enquanto apenas 14% confia em anúncios.

Esse processo de busca de informações através das mídias sociais, cada vez mais, antecede as compras que possam ou não ser realizadas pela web, mas que, com certeza, nela se iniciam.

Há diversos benefícios que os internautas descobriram nessa interação propiciada pelo Social Commerce como por exemplo:

    • Economia de tempo
    • Troca de experiências
    • Redução do risco de uma compra inadequada
    • Soluções baseadas em interesses comuns
    • Aumento do poder de barganha

Além disso existe obviamente a grande vantagem de se ter um relacionamento mais próximo com as marcas e fabricantes. O comércio social é envolvimento.

O que é Social Commerce

Um exemplo de social commerce na prática

Se você ainda não percebeu o que é social commerce, veja este exemplo.

Recentemente passeis por uma situação nova e ao mesmo tempo interessante, que mostra exatamente o que é social commerce e a força dessa tendência.

E precisava comprar um carrinho para bebê, já que em breve eu e meu marido teríamos mais um morador em casa.

O problema é que ao chegar à loja me deparei com uma infinidade de opções e modelos, e não apareceu nenhum vendedor para esclarecer as minhas dúvidas. Um erro mais que comum em lojas físicas.

O resultado você pode imaginar. Fui para casa e pesquisei na Internet a opinião de outras pessoas que passaram pela mesma dificuldade.

Pude observar os comentários, analisar as funcionalidades e a avaliação, número de estrelas para cada modelo e ainda comparar preços entre lojas, enfim, uma infinidade de informações foram obtidas em apenas um click.

Feito isso, em uma viagem recente, pude adquirir com maior segurança um modelo mais adequado às minhas futuras necessidades e por um valor muito mais justo.

Se você queria saber o que é social commerce, e não conseguia visualizar uma situação concreta, este é um ótimo exemplo.

Social Commerce

Relacionamento com clientes através das redes sociais

Por outro lado, as empresas estão ainda descobrindo que esse é também um caminho para elas próprias interagirem com seus consumidores, pois podem aumentar o seu conhecimento sobre eles.

A oportunidade de criação de um vínculo, se posicionar como marca através de uma comunicação direta e monitoramento de resultados do impacto de suas ações são rotinas comuns nessas plataformas hoje em dia.

O que as marcas estão entendendo é que as redes sociais tornaram-se uma plataforma de interação para acompanhar e até mesmo antecipar tendências sobre interesses de compras.

Porém, isso ainda é utilizado de forma incipiente, pois é um trabalho desgastante e muito diferente das mídias tradicionais, com as quais as marcas estava acostumadas a trabalhar. Para vender pelas redes sociais é preciso assimilar o conceito.

Entender exatamente o que é social commerce é fundamental, porque é uma outra coisa. Não é propaganda, não é divulgação, é relacionamento e como sabemos, qualquer relacionamento dá trabalho. Exige conhecimento do outro e dedicação.

As estratégias de marketing para social commerce precisam levar em consideração todos esse fatores, para que seus resultados sejam realmente relevantes.

Portanto, fica o meu alerta. Se vocês e a sua empresa ainda estão se questionando se devem ou não fazer algo relacionado às mídias sociais, lamento, pois já estão atrasados.

Você deveriam já estar se questionando sobre como fazer, pois isso não é uma moda passageira, e no caso do social commerce, é uma das vertentes do e-commerce que você deveria explorar.

Criar estratégias de marketing para social commerce envolve entender o público e funcionar como um consultor, antes de ser um vendedor. Afinal, o que é social commerce além de um amigo que por acaso também vende?

Agora que você já sabe o que é Social Commerce, o que acha de explorar o potencial dessa tendência e que realmente veio para ficar? Para saber mais sobre o assunto, visite a nossa seção de artigos sobre Social Commerce e Comece a traçar as suas estratégias.

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