Como alavancar seus negócios com o e-mail marketing

O email marketing é uma opção importantíssima para quem quer turbinar seus resultados pela geração de tráfego para seu website, blog, perfil em mídias sociais e seu e-commerce, bem como na construção e consolidação de relacionamentos na web. Uma campanha email marketing, feita de modo profissioonal e criterioso, pode ajudar alavancar qualquer empreendimento virtual.

Com o apoio de uma boa ferramenta e de profissionais no assunto, além de aumentar o tráfego será possível criar, manter e fortalecer relacionamentos com pessoas que realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Um dos melhores ativos que alguém pode ter são consumidores em potencial que realmente estão prontos para receber a sua mensagem, e não apenas visitantes que entram no seu website e saem depois de pouca ou nenhuma interação.

No email marketing, os emails são enviados com o consentimento do dono da caixa postal (opt-in), sendo obrigatório oferecer a opção de cancelar o recebimento de futuros emails (opt-out). Ou seja, busca-se estabelecer um relacionamento direto e consentido com quem vai receber os emails, abrindo, assim, a possibilidade de se criar uma audiência cativa e interessada no que você tem a comunicar.

Obviamente, obter uma grande lista de emails de pessoas interessadas é mais demorado e exige um trabalho mais cuidadoso. Contudo, simplesmente usar um software que dispare milhares de emails para integrantes de uma mailing list de terceiros, apesar de ser comum configura o que chamamos de spam. A prática é fortemente desencorajada por profissionais pois, para cada cliente alcançado haverá outros milhares de clientes insatisfeitos e que relacionarão o remetente com os irritantes geradores de spam.

Para obter mais informações sobre o código de auto-regulamentação para prática de email marketing, acesse o link:

http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/AutoRegulamentacaoEmailMkt.aspx

A segmentação no email marketing

A possibilidade de se fazer segmentação é um dos pontos fortes do email marketing e um dos principais fatores para auxiliar no êxito de uma campanha. Diga-se de passagem, o email marketing é uma das poucas ferramentas de marketing que possibilita isso. Utilizando-se da segmentação, é possível disparar mensagens de forma certeira. A segmentação pode ser feita utilizando-se várias estratégias. Uma vez combinadas, essas estratégias podem resultar em um aproveitamento excelente, pois permite o envio de mensagens customizadas a grupos específicos.

Existem diversas maneiras de se fazer segmentação, por exemplo:

1- Segmentação sócio-demográfica que inclui sexo, idade, nível educacional, estado civil, número de dependentes, nacionalidade e outros.

2.   Segmentação geográfica de diversos níveis, que pode levar em consideração, por exemplo, o país, a cidade, o bairro e até mesmo a rua de residência.

3.   Segmentação por grupos de interesse que leva em conta os interesses individuais de pessoas que serão depois agrupadas em razão de interesses comuns.

4.   Segmentação por data da aceitação da participação no mailing list.

5.   Segmentação por atividade, ou seja, levando-se em conta os links contidos na mensagem que foram clicados pelo destinatário.

6.   Segmentação por inatividade no newsletter, ou seja, o destinatário demonstrou desinteresse pela mensagem o que pode refletir sua vontade de cancelar a sua participação. Para estes, pode-se tentar novas estratégias.

7.   Segmentação por domínio, que pode ser usado para destinatários corporativos ou que se utilizam do mesmo serviço de email, tipo Hotmail ou Gmail.

8.   Segmentação por atividade no site. Por exemplo, um cliente que visitou o link para livros em um site poderá passar a receber mensagens relacionadas à essa sua atividade recente, como promoções e dicas.

9.   Segmentação por histórico de compras: um usuário que comprou um notebook pode estar interessado em adquirir uma impressora ou uma mochila.

10. Segmentação por origem do usuário nos ajuda a diferenciar aqueles que entram no mailing list de forma orgânica, e que podem merecer um tratamento diferenciado daqueles que entram através de campanhas.

Vantagens do Email Marketing

– Visibilidade: sendo a utilização de email o principal motivo de acesso à internet, o envio de emails constitui uma excelente ferramenta de divulgação da sua comunicação.

– Possibilidade de segmentação

– Interatividade: um email pode e deve conter links que, uma vez clicados, remetem o destinatário para áreas de seu interesse na web, que pode ser seu web site, seu blog, etc.

– Agilidade: com um apenas um click é possível disparar milhares de mensagens diretamente ao seu público alvo.

– Boa relação custo X benefício

– Mensurabilidade: As estatísticas relevantes relativas à uma campanha de email marketing são obtidas diretamente das ferramentas profissionais de email marketing. Essas informações, quando bem interpretadas, são fundamentais para a definição de estratégias mercadológicas, de marketing, etc..

Maurício Gomide é consultor de marketing digital da Magoweb

Fonte: Magoweb Blog

Artigo anteriorEmail Marketing – Entrando no espaço privado dos contatos
Próximo artigoEmail Marketing – Administrando o optout

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here