Dicas sobre como aumentar a audiência do seu blog

A promoção de um blog ou site não é uma tarefa facil para os webmasters. Pelo contrário, é o que mais atormenta a cabeça dos webmasters e que acaba com muitos blogs. Milhares de blogs são criados todos os dias, mas apenas alguns serão lidos por mais de uma centena de pessoas e menos ainda serão os que conseguem rentabilizar esses blogs. Alguns bloggers ficam por isso desmotivados e não surpreende que deixem de blogar ao fim de algum tempo.

Com base no conhecimento adquirido em muita leitura na internet, bem como experimentos, abaixo listo algumas dicas para promover seu blog e obter os resultados esperados:

1. Garantir uma página sobre com qualidade

Esta página é usada pelos visitantes do blog para obterem informação rápida sobre quem é o autor do blog e sobre o tema do mesmo. É por isso uma página que tem o potencial de obter visitantes assíduos ou assinantes para o blog. Por esta e outras razões, esta página precisa ser corretamente trabalhada e atualizada ao longo do tempo.

2. Nunca anunciar um blog com menos de 5 artigos:

A primeira opinião é importante. Não só os usuários precisam de conteúdo como também os sistemas de busca. É importante fidelizarmos clientes logo no inicio da existência, pois se não gostarem muitos dificilmente voltarão.

3. Disponibilizar um link para a Feed RSS

O número de assinantes do feed é cada vez mais uma garantia do sucesso de um blog. Embora não ajude muito para a rentabilização do Adsense, garante tráfego regular para o blog. Os subscritores são muitas vezes responsáveis pela maior parte dos comentários no blog. Facilitar a subscrição das feeds, garantir um bom posicionamento do link para as feeds. Se possível disponibilizar a subscrição fácil para os leitores RSS mais populares e até uma versão por email das RSS feeds. As vantagens de se ter maior número de subscritores foram já enumeradas. Poderá facilitar a venda de publicidade.

4. Fazer parcerias com outros blogs

Uma simples parceria com outro blog do mesmo seguimento pode promover seu blog de forma assustadora, principalmente se o outro blog for do mesmo assunto e tiver alta visitação.

5. Ser anunciante de programas de afiliados também pode trazer um fluxo de visitação alto ao seu blog

Como normalmente os bloggers tem recursos zeros para investimento, o blogger pode utilizar o próprio rendimento do site com publicidade para anunciar e obter maior audiência no blog.

6. Comentar blogs do mesmo assunto

Deixar comentários interessantes e de qualidade em blogs do mesmo assunto poderá ser uma boa fonte de tráfego e de futuro reconhecimento. Esses comentários não devem contudo parecer spam e deixar o url no corpo do comentário ou apelar à visita ao nosso blog. Estes comentários normalmente suscitam a curiosidade dos responsáveis pela sua qualidade. Na aprovação dos comentários que vão querer saber um pouco mais quem de quem deixa esses comentários tão interessantes.

7. Frequência de atualização

Nas primeiras semanas de existência do blog e fundamental uma atualização constante, até mesmo devido ao blog ter pouco conteúdo e também é o período de fidelização de clientes, onde esses poderão garantir o crescimento do mesmo.

8. Os links para outros blogs do mesmo assunto são importantes

Falar e referir outros artigos do mesmo nicho vai provocar que os leitores do nosso blog visitem esses outros blogs. Essas visitas vão aparecer nas estatísticas e provocarão a visita dos bloggers, interessados em saber como os seus artigos estão a ser referenciados. É provável que em muitos casos facilite a obtenção de um backlink. A web é feita de links. Percam tempo em linkar com qualidade para outros artigos e blogs.

9. Dar alguma coisa de graça!

Poderá provocar a visita continuada de utilizadores. A tarefa poderá ser mais fácil para um designer, programador, que possam disponibilizar para download parte do seu trabalho de forma gratuita. Mas podem ser disponibilizados ebooks sobre assuntos que interessem aos leitores, ou outras coisas, dependendo da vossa imaginação.

10. Estabelecer relacionamento com outros bloggers da mesma área

facilitará a troca de experiências, tráfego, até as visitas frequentes desses outros bloggers e a subscrição das feeds. Aos poucos poderá ajudar muito no crescimento do blog.

11. Submeter o site para diretórios de blogs

Existem atualmente milhares de diretorios. Devemos focar apenas em alguns, colocar uma descrição correta. Para além de contarem como backlinks facilitarão a indexação do site. Os top sites também são interessantes. É no entanto ter cuidado em não poluir o design do blog com dezenas de botões.

12. Colocar na assinatura do nosso email o url do blog

Demora um minuto e funciona como um cartão de visita sem nunca mais precisarmos de nos preocupar com o assunto.

13. Colocar na assinatura dos fóruns onde participamos o link para o nosso blog

Se a participação nesses fóruns for de qualidade, deverá despertar o interesse dos leitores e vão querer procurar mais informação e visitar o link da assinatura. Poderá ser uma boa forma de divulgar o url ou marca do blog expondo-a a muitos utilizadores.

14. Obtenção de reviews em outros blogs

Tudo que possa redirecionar tráfego para o blog é importante. As reviews deverão ter ainda backlinks, não só para a página inicial como para artigos ou categorias específicas. Podem ser obtidas de forma gratuita ou caso seja necessária poderá apostar-se em reviews pagas em blogs que garantam uma boa qualidade da review e de tráfego. Tudo depende do objectivo do blog.

15. Muitos bloggers gostam de poder publicar novos artigos com pouco trabalho

Poderá tentar-se garantir a publicação de artigos nossos em blogs do mesmo assunto. É preciso ter cuidado com a qualidade do artigo e este deverá despertar o interesse dos leitores e transformar em visitas.

16. Não perder muito tempo com a colocação de publicidade no blog ou em tentar rentabiliza-lo desde início

Será quase impossível. O ideal é que se pense na obtenção de tráfego, de visitas recorrentes e na correta indexação do blog. A publicidade poderá vir depois. Isto não impede que se pense logo inicialmente numa boa colocação de publicidade. Esta contudo não deverá afastar os utilizadores do blog.

17. Garantir alguns comentários no blog

Os novos visitantes não gostam de ser os primeiros a comentar. Deve-se promover a participação. Deve-se ter especial cuidado em moderar os comentários dos spammers. Há diversos plugins para o efeito.

18. Nem só o que se faz à frente do teclado poderá promover o blog ou ajudar a melhorar o mesmo

As amizades, as conversas com amigos, a leitura de jornais, a investigação, etc poderão ser importantes. A promoção offline poderá ser outra área a desenvolver. Atenção contudo ao que se partilha com os amigos. Estes podem agir mal sem saber se pensam que estão a ajudar ao clicar nos anúncios da publicidade contextual.

19. Focar

Estas ações consomem muito tempo e não são as mais motivantes. As más noticias é que terão que ser mantidas e repetidas ao longo do tempo para um crescimento continuado do blog.

20. Dominar a plataforma

Não adianta nada seguir todas essas regras se você não dominar a plataforma de publicação do seu blog. Leia muito, fique atualizado e se possível faça um curso de blog.

Fonte: Blog do E-Commerce

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