Como lidar com diferentes tipos de clientes

Analisar psicologicamente as pessoas é uma estratégia bastante eficaz quando se trata de negócios, especialmente, comércio eletrônico, onde é preciso saber lidar com os clientes que não estão frente a frente com você. No entanto, é possível traçar um perfil dos principais tipos de clientes, facilitando assim a análise para aproximá-los com as estratégias de marketing. Dessa forma, será possível entender e construir um bom relacionamento profissional com seus clientes.

Cliente Passivo-Agressivo

Este cliente é aquele que se mostra muito passivo no início das negociações, expondo com clareza tudo aquilo que deseja obter da loja. Contudo, se mostra bastante agressivo com relação à mudanças, não gosta de cooperar com o lojista e priva por uma comunicação unilateral. Deve ser tratado com paciência extra.

Cliente Amigo da família

É o tipo de cliente que o conhece de longas datas e que, por isso, pode exigir um “preço especial” e tirar proveito de seu vínculo. Lidar com esse cliente depende de quão bem você o conhece e quanto você valoriza o seu relacionamento com ele. Contudo, lembre-se sempre, que quem quisesse tirar vantagem de tal relação não é realmente um amigo, por isso, começar com um profissional e não um tom pessoal, pode fazê-lo seguir a sua liderança.

Cliente Crítico

É o tipo de cliente que nunca está satisfeito com o seu trabalho, seu atendimento, suas formas de pagamentos, e sempre vai pegar nos pequenos detalhes. Para lidar com esse cliente, mais uma vez a paciência é importante. No entanto, é fácil sentir-se ferido ou ficar na defensiva quando seu trabalho é questionado e, por isso, você pode começar a duvidar de sua habilidade. Mas, isto não é motivo para duvidar do seu empreendimento, pois esta é só mais uma característica de um cliente. Mas cuidado, certifique-se de que sua loja satisfaça os outros perfis de cliente.

Cliente “Eu posso fazer isso sozinho”

É o cliente apressado e agitado, que deseja que as coisas saiam o mais rápido possível, pois acreditam que o processo todo de negociação é muito simples, e que poderiam “fazer sozinhos”. Lidar com este cliente é um tanto simples, seja claro e sincero, e ele oferecerá sugestões e comentários.

Cliente Perfeito

Este cliente de fato existe e compreende todo o alcance e o trabalho que tem a loja. Ele valoriza o papel do lojista e confia no seu trabalho. Expõe suas ideias para melhoria da loja, confirma as informações assim que recebidas e se a transação foi um sucesso, sempre se mostram satisfeitos. Lidar com esse tipo de cliente é relativamente fácil: escute-o, deixe-o sempre satisfeito e fidelize-o.

Boas vendas!

Fonte: Blog da Dotstore

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