Como montar uma loja virtual?

Por incrível que possa parecer, montar uma loja virtual não é tão complicado quanto muita gente pensa. Se você souber quais caminhos seguir, o processo se desenrola de forma bastante fácil.

O segredo é conhecer as ferramentas disponíveis e qual o melhor caminho a seguir. Quando você descobre quais são as melhores opções para criar o seu comércio eletrônico o processo fica bem mais rápido e sem custos desnecessários.

Nem sempre o que vem primeiro é a primeira coisa a ser feita. Por exemplo. Para ter uma loja virtual você precisa de um endereço na Internet correto? Então esta seria a primeira providência a ser tomada, não parece? Engano seu.

Como o seu domínio vai interferir de forma marcante no processo de divulgação da sua loja virtual o domínio deve ser planejado juntamente com a estratégia de marketing. Esse é apenas um exemplo de como o processo todo deve ser meticulosamente planejado para que você não se decepcione ou tenha gastos desnecessários.

Portanto ai vão alguns detalhes que devem ser observados durante o processo de criação de uma loja virtual:

Plataforma de E-Commerce

Atualmente existem vários sistemas para a criação de lojas virtuais indo das opções gratuitas como osCommerce e Magento, passando por sistemas alugados e soluções proprietárias.

A escolha da plataforma mas adequada para o seu tipo de negócio, e orçamento é claro, tem papel fundamental para a criação do seu comércio eletrônico. Questões como suporte e possibilidade de customização pesam muito na hora da escolha e é claro a segurança do sistema.

Provedor de Hospedagem

Hospedar um site estático baseado em linguagem HTML é uma coisa. Fazer a hospedagem de um sistema dinâmico como o de uma loja virtual com acesso constante a banco de dados e outras funções interativas é uma coisa completamente diferente.

Não se iluda com planos de hospedagem “baratinhos” e “sem limites”. O prejuízo é certo e se tem uma coisa que uma loja virtual não pode fazer é se dar ao luxo de ficar fora do ar.

Peça informações, verifique você mesmo com usuários do serviço, visite lojas virtuais instaladas no provedor para ver se elas estão realmente funcionando. Não se deixe levar por propaganda.

Design

A organização do conteúdo é fundamental para que seus clientes tenham uma boa experiência de navegação em sua loja, é o que chamamos de usabilidade.

Para isso planeje cuidadosamente o conteúdo da sua loja como por exemplo a árvore de departamentos e seções, a parte de atendimento ao cliente e outras informações que devem estar disponíveis em seu comércio eletrônico.

Escolha das Formas de Pagamento

Quais são as opções de pagamento que você pretende disponibilizar em sua loja virtual?as opções online são as mais utilizadas, além é claro do boleto bancário, mas mesmo dentro destas opções você deve verificar a viabilidade de cada uma como por exemplo tarifas e prazos de recebimento.

Verifique se para a sua estrutura seria o caso de fazer o processamento dos cartões de crédito direto com as administradoras ou se seria mais interessante usar uma forma terceirizada como o PagSeguro ou outro intermediador de pagamentos. Os cálculos devem ser precisos caso contrário seu lucro acaba na mão do banqueiro.

Como montar um e-commerce

Estratégia de Marketing

Planeje desde o início qual será a sua estratégia de divulgação da loja virtual e que ferramentas você usará. A princípio você pode até usar uma campanha de links patrocinados, mas isso deve ser transitório.

Um bom trabalho de otimização para ferramentas de busca é fundamental porque trará tráfego qualificado para sua loja virtual e é bem mais barato que o uso de links patrocinados.

Aliado a isso é necessário estruturar a sua estratégia de e-mail marketing além é claro de selecionar a ferramenta que você vai utilizar nas sua ações de mailing.

Logística

Pontualidade nas entregas é fundamental para o sucesso de um e-commerce. Organize minuciosamente a sua seqüência de despacho para que seus clientes não passem pelo dissabor de esperar pelo produto e não receber.

Correios e transportadoras são as formas mais usadas no comércio virtual e você deve analisar em qual das opções seus produtos se encaixam.

Gerenciamento

Quem irá gerenciar a sua loja virtual? O “garoto que mexe com internet” não é a pessoa mais indicada. Loja virtual não é vídeo game e precisa de uma pessoa que esteja interada das necessidades e oportunidades que existem na mundo do varejo virtual para que você possa extrair o máximo do seu investimento.

Contrate ou treine alguém da sua equipe para assumir este negócio da sua empresa. crie a cultura do comércio eletrônico em sua empresa e tente engajar toda a equipe neste projeto, mesmo que de forma indireta, dando sugestões e opiniões. A loja virtual não é um negócio do “pessoal do escritório” é um negócio de toda empresa.

Posicionamento

A sua empresa deve estar posicionado no sentido de acolher o comércio eletrônico como mais uma ferramenta de geração de receitas e oportunidades de negócios. O e-commerce definitivamente não é mais uma moda e sim um novo campo para a expansão dos seus negócios.

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Por Alberto Valle no blog do Curso de E-commerce

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