Comunicação eficiente na loja virtual

Para conquistar consumidores, seja em loja física ou virtual, um fator essencial é manter o bom atendimento; cliente que não é bem tratado, não volta a comprar. Atualmente, os consumidores estão mais criteriosos e procuram qualidade em todas as etapas de negociação, principalmente, no relacionamento com a empresa.

O atendimento online tem características que diferem do atendimento pessoal, exercido em lojas físicas. Nesse sentido, a atenção do lojista para estabelecer uma comunicação eficaz com seu cliente online deve ser redobrada, pois o processo de negociação não é feito cara a cara. Na web, deve-se considerar novas formas de atendimento e novos meios para estabelecer um relacionamento com o e-consumidor.

Além da eficácia no atendimento, escolher as formas corretas de firmar contato com o consumidor é capaz de gerar marketing positivo para a loja virtual, pois a satisfação do cliente em ser bem atendido será mais uma alavanca para a divulgação. Entre as formas de comunicação que podem ser utilizadas com eficácia em uma loja, estão:

Mídias sociais. Disponibilizar canais para comunicação através das mídias online na loja é um recurso que traz retornos. Além de serem veículos atuais, de fácil integração e grande alcance, as redes online não geram custos. Tudo é feito via web;

Google+. Além das mídias sociais já reconhecidas, recentemente foi lançada uma nova rede social: Google+ ou Google Plus. Esta também possibilita a criação de páginas empresariais e permite relacionamento online, inclusive através de webcam, como uma sala de bate-papos;

Telefone. Possibilitar um contato telefônico com seu cliente é uma maneira de demonstrar seriedade, facilitar o processo de negociação e ajudar a sanar dúvidas rápidas dos consumidores;

Chat. O atendimento online em tempo real é uma ferramenta de grande eficácia para clientes que estão na loja virtual e tiveram uma dúvida repentina. Além disso, é o meio de comunicação mais indicado para lojas virtuais que atendem todas as regiões brasileiras, pois o consumidor preferirá entrar em contato via chat e não por telefone;

E-mail. Apresentar um e-mail para contato é uma forma de dizer ao cliente: “Estamos aqui, contate-nos”. Na web, o e-mail é essencial e possibilita um bom relacionamento entre empresa e cliente. Além disso, essa ferramenta mostra que a empresa está disposta a responder àquilo que o cliente precisar, sempre;

E-mail marketing. Disparar e-mails marketing é uma maneira de estabelecer comunicação e marketing com o consumidor. Esse tipo de e-mail é uma forma única de transmitir uma mensagem, que não se apresenta todos os dias. É muito válido, mas deve ser usado de forma correta: com propósito e para pessoas específicas.

Estes canais são apenas alguns que podem ser estabelecidos em uma loja virtual para fortalecer o relacionamento entre empresas e consumidores virtuais. No entanto, há diversos outros que podem ser disponibilizados, tudo depende de como o lojista deseja trabalhar seu empreendimento no mercado online.

 

Fonte: Blog da Dotstore

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