Comércio Eletrônico – Como vender para o cliente adolescente

Quando se trata de compras on-line, os usuários adolescentes são uma contradição: A maioria dos adolescentes não têm o seu próprio cartão de crédito, ainda que gostem de fazer compras online. (O que simplesmente prova que eles têm acesso a cartões de seus pais).

Cerca de 80 por cento dos adolescentes online na faixa etária de 12 a 17 anos visitam sites de varejo, de acordo com a ComScore. Isso representa uma audiência de 12 a 15 milhões de compradores teen. Por exemplo, a eBay teve 6.400.000 usuários teen em abril de 2006, enquanto a Amazônia teve 3.500.000 e a Apple 3.000.000. (No caso da Apple, o iTunes foi seguramente o mais importante.)

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Outro paradoxo sobre teens online, ou talvez seja melhor descrito como um mito: Adolescentes não são os usuários super tech-savvy como popularmente se pensa.

Segundo a concepção popular, os adolescentes são muito mais hábeis no uso da Internet que os usuários adultos. Temos uma imagem dos adolescentes totalmente ligada a mensagens, dentro do MySpace ou baixando filmes ouvindo seu iPod.

Mas estar constantemente conectado não significa que os adolescentes são assistentes de tecnologia, afirma um estudo da Nielsen Norman Group. Embora alguns adolescentes são tech know-it-alls, diz Hoa Loranger, um dos autores do relatório.

Para esclarecer, os adolescentes são muito mais confortáveis com a tecnologia – não tem medo tanto quanto os adultos.

Mas se algo não funciona para um usuário adolescente, eles tem muito menos paciência, e é por isso que não pode superar muitos obstáculos tecnológicos. Se não funcionar da maneira que eles esperam, simplesmente abandonam o processo.

Além disso, as competências de investigação dos adolescentes e de leitura ainda não amadureceram, diz ela.

Devido a esses fatores, os adolescentes completam com êxito as tarefas on-line  (taxa de sucesso de 55 por cento) do que os usuários adultos (66 por cento de sucesso), com base no estudo da Nielsen.

No entanto, por mais difícil que seja para atingir esses consumidores volúveis, que representam um mercado potencialmente lucrativo. Um estudo do Pew no final de 2004 estimou o total de audiência online teen com idade entre 12 a 17 anos, em 21 milhões de euros. Esta primeira geração de usuários tem crescido desde a infância na era da Internet e será certamente consumidores online ativos nos próximos anos.

Balanceamento na facilidade de uso
Estudo da Nielsen com adolescentes assistidos em ação. É com base no comportamento do adolescente real, em oposição às pesquisas que os usuários tem mostrado sobre si mesmo.

Como os pesquisadores acompanharam o uso da Web teen, eles descobriram um enigma: Os adolescentes são atraídos por sites com um olhar de vanguarda, mas eles têm dificuldade com um projeto complexo.

“A sensação visual e design visual é muito importante para eles. As primeiras impressões são muito importantes”, diz Loranger. “Eles gostam de gráficos e prestam a atenção para a experiência visual mais do que os adultos.”

Os usuários teen também precisam ser constantemente atraídos e entretidos para manter a atenção. “A coisa mais comum que ouvimos repetidas vezes é” estou entediado “, diz ela.

Mas, afinal, eles querem fazer alguma coisa. Eles não são como crianças pequenas, que aleatoriamente esfregam a tela com o mouse para ver o que aparece.  Adolescentes preferem as tarefas mais específicas.

“Assim, quando o design visual ou o design de interação fica no caminho daquilo que eles estão tentando fazer, então realmente degrada a experiência do usuário para os adolescentes.”

Movimentos é bom, mas em demasiado ocupado espaço ou fica complexo e isso é ruim. “Se o site está gritando por sua atenção e tudo é dinâmico e em movimento, é um grande turn-off para os adolescentes”, diz Loranger.

Assim, o desafio primário do Web design para os adolescentes é dar um design muito fácil de usar e um visual muito contemporâneo. “Quando um design é moderno o visual é importante, você precisa de equilíbrio com a interação simples, porque eles não vão gastar o tempo para descobrir isso”, diz ela.

Vender para Adolescentes: Principais Regras

Mostrar Preço
Para os consumidores adolescentes, é fundamental mostrar o preço com a primeira menção do produto. Isso é mais importante para os adolescentes do que para os adultos.

O motivo: “Os adolescentes estão muito conscientes dos preços – e não têm muito dinheiro. De fato, no estudo da Nielsen, “Um número esmagador de crianças foi direto para a seção de vendas.”

Permitir Ordenar por Preferência
Mais uma vez, por causa do orçamento dos adolescentes ser limitado, é uma boa idéia permitir que usuários classifiquem os produtos por uma variedade de fatores – pela cor e tamanho, e definitivamente pelo preço. “Os adolescentes em especial, frequentemente usam o preço como um fator de classificação”, diz o estudo.

Ofertas e listas de desejos
Oferecer uma lista de pedidos on-line é uma ferramenta eficaz de vendas para os adolescentes. Embora muitos adolescentes não tenham um cartão de crédito, enviar uma lista de desejos lhes permite direcionar para outros usuários (como os pais ou amigos) os presentes que eles querem. Além disso, os clientes mais jovens em sites com listas de desejos é legal porque mostra que o site respeita-os como clientes – e isso é especialmente importante para os compradores teen.

Não necessitar de registro
Solicitar um registro prévio de compra tem um efeito negativo em ambos os adultos e os clientes teen, mas é especialmente ruim para os adolescentes. Sua paciência limitada significa que preencher um formulário desestimula vendas. Além disso, os adolescentes muitas vezes são advertidos pelos pais a não fornecer seus dados pessoais online.

Rápido Checkout
O processo de check-out do seu site deve ser o mais curto e fácil possível. Uma vez que muitos adolescentes têm uma experiência limitada com a saída, respondendo a perguntas sobre faturamento e endereço de entrega ou de encontrar o código de um cartão de crédito em matéria de segurança de três dígitos pode ser demorado. Adicionando toda a complexidade dessa experiência nova pode resultar em abandono.

Dicas de Design: Para o cliente adolescente

A interatividade é Poderosa
“Os adolescentes realmente gostam de interagir com a mídia que está usando”, diz Loranger. “Eles não gostam de usar a web como um aparelho de televisão.” Interatividade é o combustível que impulsiona o sucesso fenomenal do MySpace, que transforma a Internet em uma comunidade interativa.

Boas ferramentas de interatividade incluem testes online, votação, fóruns e jogos. Adolescentes gostam de ser capaz de expressar a sua opinião.

Facilmente digerido
Adolescentes gostam de fazer as coisas em partes sob medida. “É bom manter em mente que a teoria em termos de escrita do site, pode ser qualquer tipo de multimédia, enquetes e jogos interativos”, diz ela. Todos estes elementos são os melhores oferecidos em pedaços menores, administráveis por usuários teen. “Isso torna mais atraente.”

Use o design do seu site para transmitir informações de forma rápida, caso contrário, os adolescentes não vão prestar atenção.

As imagens boas
O texto que é completado por gráficos e imagens são muito mais atraentes para os adolescentes do que texto em linha reta. “Quando se comparam os sites que têm fotos com aqueles que não, eles dizem ‘eu quero ficar com o site que tem fotos.”

Os anúncios são razoáveis
Adolescentes não se importam com anúncios. Enquanto os adultos têm “cegueira de banner”, e tendem a evitar as coisas que se parecem com anúncios, os adolescentes vendo os anúncios prestam um pouco mais de atenção do que os adultos.

“Se você quer capturar sua atenção, você pode ‘fantasiar’ um pouco – adicione um pouco de figura. Mas sem ser cansativo”, diz Loranger.

(Em contraste, para os adultos, é melhor usar links de texto, links de texto são mais credível e mais provável de ser clicado do que algo que é feito até graficamente, diz ela.)

Site rápido é Vital
Um site de carregamento lento desencoraja todos os usuários, os adolescentes ainda mais. Mais uma vez, sua paciência limitada, em um resultado de carga lenta é um êxodo em massa.

“O desafio para os designers é ter uma interface gráfica que tenha estas características extravagantes, mas se demorar muito tempo para carregar – mesmo em conexões de alta velocidade – os adolescentes vão se desinteressar.

Adolescentes são altamente ativos – eles querem que as coisas agora.

Design para vitrini
Adolescentes frequentemente usam equipamentos antigos, incluindo os equipamentos doados às escolas e bibliotecas. Mesmo que os pais tenha equipamentos mais recentes, “os adolescentes [muitas vezes], usam equipamentos de segunda-mão”, Loranger diz.

Estes sistemas antigos não são otimizados para multimídia. Muitos desses sites teen empurram multimídia, como som e filmes que não funcionam no sistema de uma escola – por exemplo. (Ou os usuários não estão autorizados a fazer download de um novo plug-in).

A solução: “Tenha certeza que você está usando uma multimídia com versão de texto.”

Os adolescentes não querem ser vistos como crianças, assim eles evitam qualquer site que apresenta, mesmo remotamente, uma linha “kids”.

“Eles são muito sensíveis a sons e imagens que estão associadas a um público mais jovem”, diz Loranger. Como quando você passa o mouse sobre diferentes elementos e faz um sinal sonoro ou um som – eles odeiam isso.”

Por outro lado, “A música é realmente importante – a música certa. A música é uma extensão de sua identidade. Então, quando eles visitam  locais que tem uma música pobre, repetitiva, ou não coincidi com o estilo do que está vendo –  eles saem deste site. ”

Na opinião dos adolescentes, diz ela, uma faixa de música ruim é como se um adulto estivese tentando projetar algo para eles, e o pior, sem nenhum estilo.

Evitar Fontes pequenas
Em muitos sites teen o tamanho de letra é pequena. “Mas descobrimos que os adolescentes não gostam de ler um texto com fonte pequena. Ou texto com cores de fundo que têm baixo contraste”, diz ela.

“Há uma tendência para que os designeres queram projetar coisas que são legais e “iradas”, mas os adolescentes preferem realmente o texto que é um pouco maior e fácil de ler.”

Eles fazem muitas coisas diferentes ao mesmo tempo e para que sua atenção não seja desviada é melhor não usar texto com fonte pequena.

Exemplos de Shopping
Não surpreendentemente, os pesquisadores encontraram uma correlação de sucesso nos usuários teen em um site que seja fácil de realizar tarefas e seu nível de satisfação com o ele.”Se eles foram capazes de concluir suas tarefas sem muitos problemas, sua avaliação de satisfação com este site era muito maior.”

Exemplos de sites de compras que os adolescentes consideraram altamente positivos, tanto no design quanto na facilidade de uso: CCS.com , Dreamhorse , Lacie , LadyEnyce , PacSun e Wetseal .

Outros sites que no estudo os adolescentes consideraram favoritos: Rolling Stone , Lyrics.com , GameFAQs , Real.com , ALDaily , Optus e (é claro) MySpace.

Loranger achou particularmente revelador sobre as preferências dos adolescentes que gostaram dos sites da Apple e CSUMentor. Ambos os sites têm “design limpo e aerodinâmico. Um formato que poderia ser considerado o contrário do que os adolescentes gostam.”

Fonte: Blog do Ekom

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