E-commerce de moda avança no Brasil

E-commerce de moda avança no Brasil
E-commerce de Moda

Um dos segmentos mais comentados ultimamente é o de e-commerce de moda, mas afinal de contas, o que tem esse segmento do comércio eletrônico de tão especial assim. Em termos de tecnologia, praticamente nada, já que com exceção de alguns recursos de apresentação dos produtos, lojas virtuais de moda nada diferem de outros sistemas de e-commerce. O grande diferencial do e-commerce de moda está na abordagem que deve ser feita para criar um laço de relacionamento, principalmente com o público feminino.

Tido antigamente como um segmento difícil, o e-commerce de moda e acessórios está ganhando proporções gigantescas no Brasil, a ponto de chamar a atenção de empresas internacionais do segmento como a japonesa Rakuten, uma das dez maiores redes de varejo do mundo. Grandes redes varejistas de moda também já aderiram ao comércio eletrônico de moda como Magazine Luiza e Dafiti, que já tem o e-commerce como fonte de receita significativa dentro de suas operações. Como novos negócios ou expansão dos negócios físicos, as lojas virtuais de moda já são uma tendência no ecommerce brasileiro.

E-commerce de moda foca o público feminino

Quando se fala em e-commerce de moda no Brasil o que nos vem à cabeça imediatamente são as lojas virtuais de moda voltadas para o público feminino. O comércio eletrônico de roupas e acessórios femininos, é o segmento de moda que mais cresce no país. A brasileira, antes reticente em relação à compra de moda online, hoje em dia se sente muito a vontade de navegar pela Internet e fazer suas compras em lojas virtuais. Esse comportamento já chamou a atenção dos novos empreendedores digitais que passam a ver no e-commerce de moda uma boa oportunidade para iniciarem seus negócios online.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais é cada vez maior o número de participantes que pretendem abrir um e-commerce de moda. Isso nos dá uma boa noção sobre o potencial desse mercado.

Criando um diferencial no e-commerce de moda

Embora o e-commerce de moda, em termos tecnológicos não se diferencie em nada de uma operação convencional de comércio eletrônico, é fato que esse segmento apresenta algumas singularidades. Como já tive a chance de explicar em meu artigo anterior sobre o que faz as mulheres comprarem na Internet, é necessário dar uma abordagem feminina no projeto de e-commerce.

Um exemplo dessa diferença é a página de detalhes do produto. Nas lojas virtuais voltadas para o público feminino, essa parte da loja virtual costuma apresentar recursos de visualização de detalhes do produto, como zoom e rotação 360 graus bastante sofisticados. Um belo caso de tecnologia aplicada a provadores virtuais no Brasil é o das Lojas Riachuelo que proporciona uma experiência bem realista de prova do look através da web cam do usuário em seu Provador Virtual. Um caso de realidade aumentada aplicado ao munda da moda no e-commerce.

Outra área diferenciada no e-commerce de moda é o marketing digital, que envolve muito mais relacionamento que outras áreas de vendas online, mas isso fica para outro artigo.

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