Hoje existem várias ferramentas para divulgação de uma loja virtual e seus produtos na internet, entre elas, as principais são: e-mail marketing, links patrocinados, compartilhamento de via rede social, anúncio em nichos específicos (blogs, fóruns, etc). Porém, sem dúvida o meio mais utilizado e que talvez que mais traga um bom retorno em termos percentuais seja o e-mail marketing, claro que estamos tratando de uma lista de e-mails oficial, pois todos que nela constam deram um opt-in (solicitação de inclusão) para participar e podem a qualquer momento dar um opt-out (solicitação de exclusão) real. Caso contrário é SPAM, que em sua definição quer dizer, “uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa, geralmente de caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes”.

O que é interessante neste processo é o processo em si, que é sempre o mesmo. Alguém prepara primeiramente uma lista de produtos que serão ofertados, após esse processo o e-mail é diagramado, aprovado e depois ocorre o disparo em massa para os participantes da lista. Quando o cliente recebe o email, ele irá ver exatamente as mesmas informações que todos os outros, não há nada personalizado neste processo, talvez uma categorização/seção, mas que não influência de modo algum na montagem do conteúdo recebido.

Excluindo-se a parcela que somente se registra através de um único email, grande parte dos integrantes de uma lista de mailing, já são clientes da loja, logo é possível analisar um perfil de compra ou perfil individual (sexo, idade, região, etc.), entre outras informações pertinentes ao cliente e seus hábitos.

Com esses dados podemos criar um sistema que indique conteúdos direcionados ao interesse do destinatário da mensagem e dessa forma aumentará as chances de concretizar negócios por conta das informações serem personalizadas. E ainda é possível criar um facilitador que é um pré-carrinho, outro atalho dentro da mensagem que em vez de jogar o cliente no detalhe do produto, já possa jogá-lo com seu pré-carrinho preenchido com os produtos e suas informações básicas (CEP, forma pagamento e frete).

O comércio eletrônico está cada vez mais disputado e a cada dia que passa mais lojas entram neste mundo virtual para negociar, e como está cada vez mais barato e rápido essa entrada, o que fará as lojas permanecerem no topo serão seus diferencias que com certeza irão fidelizar e agregar cada vez mais cliente, porque estaremos tratando cada um como único e especial.

 

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