Empreendedorismo avança na Internet

Em artigo anterior, por ocasião da fusão Americanas-Submarino, havíamos apontado os riscos de uma forte concentração do e-commerce entre poucos e grandes varejistas. Afinal, esse tipo de concentração tende a gerar ineficiência econômica devido ao menor estimulo para o aumento da produtividade e oferta de preços,condições que só a competição pode propiciar.

No entanto, uma pesquisa recente realizada pela empresa de consultoria eBit, trouxe noticias positivas para o empreendedorismo na Internet no que se refere a distribuição de mercado.O relatório compara a participação de mercado das maiores empresas no quarto trimestre de 2007 e no quarto trimestre de 2008.

A B2W, empresa líder, perdeu 5 pontos percentuais, ficando agora com um market-share abaixo de 40%. Também os dez maiores varejistas do e-commerce nacional perderam 3,2 % de participação no mercado.
Por sua vez, os pequenos e médios empreendedores da web alcançaram aumento de 6% do total das transações realizadas em relação aos três últimos meses de 2007 e 2008, conforme mostra o quadro abaixo.


Fonte: e-bit  e CVM – Comissão de Valores Mobiliários

Embora o grau de concentração de mercado,mostrado pelos números ainda seja elevado, a diminuição percentual apontada é muito positiva. Oxalá, esse processo continue. Isso é possível na medida em que os pequenos empreendedores passem a ocupar nichos de mercado viáveis, melhorem constantemente seus processos de negócios e ganhem cada vez mais a confiança do consumidor.

Não há nenhuma razão para que o consumidor on-line discrimine uma empresa na Internet simplesmente pelo porte do empreendimento. Aliás, exceto talvez pelo maior exposição da marca,  essa comparação é cada vez mais difícil de fazer quando se trata de varejo virtual, isso porque é cada vez mais fácil e barato para o pequeno empreendedor implantar uma boa solução de e-commerce.

No próximo artigo, veremos quais são os fatores críticos de sucesso aos quais o empreendedor deve ficar atento para ter sucesso na Internet.

Fonte: E-Commerce Org

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