O Google apresenta sua mais nova ferramenta – Google Instant

O Google Instant é um novo acessório para pesquisas associado ao Google Suggest que mostra os resultados conforme você digita. Com essa ferramenta, a equipe do Google acredita estar empurrando os limites da tecnologia e infra-estrutura para ajudar os usuários a obter melhores resultados de busca, mais rápido.

A mudança mais significativa é que você consegue visualizar o conteúdo muito mais rápido que anteriormente, porque você não tem que acabar de escrever o termo da pesquisa completa, ou mesmo pressione “pesquisar”.

A outra mudança é que os resultados de “ver como se escreve” ajudam a formular um termo de pesquisa melhor, fornecendo feedback instantâneo. Agora você pode adaptar sua pesquisa sobre a voar até que os resultados correspondem exatamente o que você quiser. Com o tempo, poderemos saber como a pesquisa já trabalhou em qualquer outra forma.

Benefícios do Google Instant

Pesquisas mais rápidas: Ao prever a sua pesquisa e mostrando os resultados antes de você terminar de digitar, o Google Instant pode reduzir entre 2 a 5 segundos no tempo de pesquisa.

Previsões Smarter: Mesmo quando você não sabe exatamente o que você está procurando, as previsões ajudam a guiar a sua pesquisa. A previsão de início é mostrada em um texto cinza diretamente na caixa de busca, assim você pode parar de escrever assim que você vê o que você precisa.

Resultados imediatos: Assim que você começa a digitar os resultados aparecem diante de seus olhos. Até agora, você tinha que digitar um termo de pesquisa completo, clicar em pesquisar e esperar que os resultados aparecess. Agora, os resultados aparecem de imediato, enquanto você digita, ajudando você a ver o que o Google Instant sugere para o termo já digitado.

Google Instant e SEO

A nova ferramenta deve causar uma alteração na forma de se fazer SEO principalmente no que diz respeito a escolha de palavras-chave, onde deveremos tratar com mais atenção as keywords de long tail. Por isso, já estamos providenciando uma atualização na apostila do nosso curso de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca e já devemos estar comentando essas mudanças na próxima edição do curso que acontece dia 28/09 no Rio de Janeiro. No mundo do SEO as coisas acontecem rápido e quem sai na frente sempre contará com uma vantagem a mais.

Por enquanto o Google Instant só está disponível na ferramenta americana, mas em questão de dias (ou seriam horas?) estará presente também na versão brasileira. Fica então uma pergunta: Alguém arriscaria uma previsão sobre qual será a nova ferramenta a ser lançada pelo Google? Deixe sua previsão.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

Artigo anteriorSEO é determinante na escolha de uma plataforma de comércio eletrônico
Próximo artigoMarketing web. Veja qual é o maior público e a Rede Social mais acessada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here