Loja virtual alugada como opção de sistema de e-commerce

Será que é interessante ter uma loja virtual alugada? Muita gente que gostaria de saber como montar uma loja virtual faz essa pergunta e a minha resposta é sempre de que esta não é uma questão fácil de ser respondida.

Depende da sua proposta de trabalho no comércio eletrônico e do orçamento disponível em seu projeto. É aquele velho dilema na hora da escolha de um sistema de loja virtual que se adeque às suas necessidades.

Por outro lado, se você já tem uma loja virtual estabelecida e com bons resultados, ai acho que você deveria pensar seriamente na opção de um sistema proprietário seja ele Open Source ou não.

Na maioria dos casos, as pessoas que estão iniciando um e-commerce optam por lojas virtuais alugadas pelo baixo valor do investimento inicial, mas com a competição entre os desenvolvedores já existem sistemas proprietários com preços bastante acessíveis, basta ver a quantidade de anúncios que são exibidos em nosso site.

Se a sua incursão no comércio eletrônico é apenas um teste inicial para avaliar o mercado, acho sim que vale a pena alugar um sistema de loja virtual para ver como vai se sair nessa primeira investida, caso o aluguel não seja mais caro do que um sistema pronto, o que algumas vezes acontece frequentemente.

Você deve reparar bem é quanto esse aluguel de uma loja virtual vai realmente custar no final das contas.

Dizemos isso porque dependendo do caso você encontra uma solução proprietária que custa quase a mesma coisa a custo prazo.

A única saída é pesquisar entre as diversas opções disponíveis no mercado para saber qual seria a melhor opção para o seu caso.

Como é cobrado o aluguel de uma loja virtual

Vejamos então quais são os custos envolvidos em uma loja virtual alugada, para que você possa saber que pontos das propostas de fornecimento do sistema você precisa prestar mais atenção.

Tirando algumas aberrações, a maioria dos serviços de aluguel de lojas seguem um padrão de cobrança:

  • Taxa de Configuração – É a taxa cobrada para configurar e ativar a sua loja no provedor de hospedagem com as informações da sua loja e outras necessárias ao funcionamento.
  • Taxa de Manutenção – Todos os sistemas cobram essa taxa que é justamente o aluguel do sistema de e-commerce. Ela pode ser fixa ou variar conforme o número de produtos cadastrados, páginas exibidas (page views) ou taxa de consumo de banda no servidor onde ficará hospedada a loja. Na grande maioria dos casos esses critérios são cumulativos.
  • Customizações – Você pode contratar uma customização da sua loja alugada junto ao fornecedor do sistema. Essa customização pode ser apenas do layout através de templates ou então desenvolvimento de um layout exclusivo respeitadas algumas limitações. É possível também em alguns casos agregar novas funções ao sistema. Todas estas modificações são obviamente cobradas a parte e pesam no custo final do projeto.

É importante pesquisar bem o mercado porque em alguns casos as diferenças de preço e recursos técnicos oferecidos é bem grande. Não se iluda com preços baixos, pague o que é é uma realidade no mercado.

Nessa página e em todo o nosso site existem vários anúncios sobre sistemas de e-commerce alugados e se você fizer uma pesquisa certamente vai encontrar um que se adapte às suas necessidades.

Outra coisa a ler levada em consideração em uma loja virtual alugada é saber se ela se adapta ao seu modelo de negócio. Em seu livro Não Temos Estoque e Vendemos Muito, por exemplo, Cassio Canali propõe uma loja baseada em dropshipping.

Será que a plataforma que você escolher aceita esse modelo de negócio?

Proprietário ou inquilino?

Para quem já tem uma loja virtual estabelecida e com bons resultados eu aconselharia um sistema próprio sem a mínima dúvida.

Se o e-commerce já faz parte da estrutura da sua empresa não faz sentido ficar dependendo de uma plataforma de e-commerce que não é sua ou sobre a qual você não tenha real controle.

É claro que um sistema proprietário apresenta um custo inicial maior do que o de uma loja virtual alugada, mas o investimento em um sistema próprio deve ser encarado como um ativo da sua empresa e por isso, como acontece no mundo real é bem melhor você ser o proprietário do que o inquilino.

Plataforma de e-commerce alugada

O risco do fechamento

Um grande problema que eu vejo com lojas alugadas é o risco de fechamento da empresa que está fornecendo esse serviço ou profissional liberal que o disponibiliza. Na Web tudo acontece de forma muito rápida e ninguém sabe ao certo o dia de amanhã.

Já vimos muita gente quebrando ou desistindo na Internet. Se isso acontecer com quem lhe aluga o sistema como é que você fica? Não fica. Os códigos fonte não estarão em seu poder e nem mesmo o banco de dados.

Resultado, você não poderá continuar com a sua loja mesmo que contratando um profissional do ramo para manter e atualizar tecnologicamente a sua loja. Para piorar a situação, todo o seu banco de dados e imagens estará perdido.

Isso sem falar em todo o trabalho de SEO que muito provavelmente também irá para o lixo. Imagine só o que você vai ter que gastar em links patrocinados. Consegue imaginar situação pior que essa?

A gestão de e-commerce envolve planejamento futuro, e mesmo sendo o fechamento um assunto desagradável de ser abordado, é preciso ter esse hipótese no radar.

Bem os fatos estão ai. Agora é uma questão de avaliar as suas necessidades, pesquisar opções de locação de loja se for o caso e começar os trabalhos. Tem alguma dúvida sobre esse artigo? Comente este post ou visite os sites de nossos anunciantes para maiores informações.

Facilitando a escolha de uma loja virtual alugada

Existem diversas ferramentas de e-commerce no mercado e a escolha acertada é fator fundamental para o sucesso do seu projeto de e-commerce.

É justamente por isso que em nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual, disponibilizamos uma planilha onde listamos os diversos itens a serem analisados na hora de escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu projeto.

Com essa planilha é possível elaborar uma análise bem detalhada de recursos das plataformas e também os custos de uma loja virtual alugada para identificar qual a melhor opção para você.

Com esta planilha, você poderá acessar sites especializados como o Guia de E-commerce, e verificar junto aos fornecedores de plataformas de e-commerce, as características de cada sistema e os valores envolvidos.

Sem dúvida trabalhar com uma loja virtual alugada é uma alternativa a ser avaliada, mas isso não exclui automaticamente as outras opções. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Artigo anteriorCriptomoedas no E-commerce Ganham Terreno
Próximo artigoComo Montar Um E-commerce e Trabalhar Nas Horas Vagas em Casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here