Lutando na Guerra de Preços Online

O comércio eletrônico definitivamente é a nova modalidade de negócio mundial, porque este formato não contém barreiras logísticas intransponível, ou seja, os clientes podem facilmente consumidor qualquer tipo de produto de qualquer região do planeta, contanto que o desejo de consumir mais o conjunto de preço final seja condizente com a realidade do comprador.

Numa outra visão, para um lojista virtual, de uma hora para outra foram criados centenas e no futuro serão milhares de concorrente diretos e indiretos. Devido há inúmeros fatores como impostos, subsídios, mão de obra, política cambial, entre outros tanto fatores. A simples concorrência de preço do produto acabar com um lojista, porque mina diretamente a margem de lucro final, fator este que determina a saúde da maioria das empresas.

Já existem lojas virtuais que estão oferecendo comparação de preços de seus concorrentes diretamente dentro da sua própria página de produtos para mostrar a melhor condição de preço baixo, esse é uma estratégia para grande a massa de consumidores que só estão preocupados com o valor gasto e não com conjunto da compra.

É muito difícil para lojistas virtuais novos e médios, vencer nessa batalha através do preço baixo, porque os recursos financeiros na maioria das vezes são extremamente limitados e simplesmente absorver custos adicionais como: frete, brindes, melhores negociações com fornecedores, melhores taxas financeiras nem sempre é possível.

Entretanto esses mesmos grandes guerreiros dos preços baixos para garantir esse forte fator competitivo, efetuam cortes de custos em todas as áreas, seja contratando mão de obra não qualificada, terceirizando atendimento, eliminando processos. É exatamente neste ponto que um novo lojista pode ser apoiar, procurar oferecer um preço um pouco mais alto e atrativo, aliado a uma gama de prestação de serviços especiais. Os clientes esperam pagar preços justos pelo serviço de venda de produtos.

Outra tática é mostrar aos clientes seus diferencias únicos durante o tratamento da negociação com o cliente incentivando que falem da suas experiências com a empresa. Na internet são oferecidas centenas de opções, o que irá diferenciar essas opções cada vez mais, são as recomendações de pessoas de conhecidas, que auxiliam na tomada de decisão para efetuar uma transação neste mar de lojas.

O preço baixo ainda é o maior fator durante uma decisão de uma compra online, contudo esse cenário está se alterando principalmente voltado para agregação de serviços durante uma venda, desde entrega rápida, oferecimento de consultoria, atendimento personalizado, soluções de problemas. O investimento em lojas virtuais não focadas em preço baixo é um retorno que se dará da maturação do comércio eletrônico brasileiro.

Por Marcelo Goberto

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