Marketing Digital: O perigo da soberba para o Branding

A identidade e o posicionamento da marca são características fundamentais no mercado digital. Grandes empresas de renome e qualidade conseguem rapidamente atingir um degrau nas plataformas digitais. Ao contrário de novas empresas que precisam se empenhar para mostrar o seu trabalho.

Porém, há algo muito perigoso quando essas grandes empresas decidem investir em campanhas de Marketing Digital voltadas para o Branding: acharem que as suas marcas são boas o suficiente para se posicionarem no meio digital, acabam cometendo erros.

Tomar uma postura vaidosa na web pode acarretar uma série de erros primários que prejudicam a marca, seja eles por mau posicionamento estratégico ou mau atendimento ao cliente.

Um caso que podemos citar é o da Renault que achou que não ia repercutir, e quando agiu já era tarde demais. Fez pouco caso da necessidade da cliente e da opinião do público. Ela achou que era grande o suficiente para passar por essa crise de marca simplesmente solicitando judicialmente a retirada das críticas no site.

Será que a sua marca estava realmente acima de tudo quanto achava? A Renault recebeu uma série de críticas e o pensamento do problema que se pode ter ao comprar um Renault ficará na mente de vários internautas por um bom tempo.

Outro exemplo, é a Nokia com o seu Sociometro. A Nokia criou uma campanha à primeira vista interessante, o internauta concorria a um Nokia C3, para tanto, precisava aderir à promoção através do site e sair divulgando a Nokia em uma série de Redes Sociais, como se fosse interesse do consumidor ficar fazendo publicidade para a Nokia esperando ganhar um smartphone.

Mas a situação começou a complicar quando alguns usuários usando scripts no Twitter acabaram com o conceito da campanha, de quem era mais popular, pois o sujeito usava script o dia todo e ganhava mais pontos, já que o sistema contabilizava por número de seguidores. Os participantes reclamaram e a Nokia não tomou ação alguma, os spammers e usuários de script ganharam os seu aparelhos e muitos fãs da Nokia ficaram decepcionados.

Estes dois casos mostram que, mesmo empresas grandes estão despreparadas para campanhas de Marketing Digital, muitas vezes se consideram grandes fazendo pouco caso dos consumidores. É importante a necessidade de estar na internet, pois é uma mídia importante hoje em dia, mas é necessário ter humildade em um ambiente tão democrático.

 

Fonte: Coletivo Mídia Boom

Artigo anteriorNotícias de email marketing: O fim do email
Próximo artigoPrevisões do Futuro de um Comércio Eletrônico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here