O Melhor Básico para Começar uma Loja Virtual

Muitas vezes me perguntam o que realmente é o essencial e mínimo para iniciar vendas pela internet. Acredito que essa não seja uma resposta curta e simples, pois como em todo negócio muitas variantes devem ser levadas em considerações para a materialização de uma loja virtual de sucesso. Porém existentes alguns itens que realmente são essenciais e principalmente indispensáveis para qualquer tipo de comércio virtual.

Oferecer métodos e ferramentas de Segurança Online. Se utilizar de certificados de seguranças próprios, não armazenar informações de cartões de créditos, criar políticas de seguranças claras e objetivas.

Respeitar os Direitos dos Consumidores. Apresentar os dados da sua empresa de forma clara e objetiva, de preferência sempre ao final de uma primeira compra, mostrando assim para o consumidor a razão social, endereço(s), e principalmente telefone(s) de contato.

Ser Simples. Cada clique a mais que um consumidor tiver que dar para conseguir finalizar uma compra será sempre mais uma barreira, tende deixar a página de finalização de compra única, facilitando a visualização das informações e que o processo fique simples.

Crie uma Boa Política de Devoluções. Esclarecendo como será possível caso o seu consumidor não goste do produto ou ainda receba-o com problemas. Deverá ter uma forma clara e fácil, isso trará muito mais confiança na hora de concretizar a compra.

Se existir uma loja física, faça o possível para Integrar as Informações de Cliente. É importante que os pontos de programas de recompensas possam ser usados em sua loja física e vice-versa, não faça distinção entre ambientes real e virtual.

Oferecerá sempre de forma visível e permanente Canais de Comunicações para esclarecimentos de dúvidas, principalmente um número de telefone. Mostre que realmente sua empresa está disposta a atender em qualquer situação.

Sempre Promova a Loja no ambiente virtual. Se utilize de boas praticas de SEO, reserve parte do investimento para publicidades diversas: links patrocinados, banners em fórum direcionados, blogs que o assunto seja derivativo de seus produtos, entre outros. Faça-se ser visto para ser conhecido.

Mantenha Contato com o Cliente após a efetivação da venda através de emails, sempre posicionando sobre a situação do pedido a cada etapa até a finalização da entrega e satisfação completa do cliente. E principalmente não se esqueça de utilizar meios de entrega que possibilitem o envio do código de Tracking para acompanhamento.

Essas são as principais iniciativas que devem ser levadas em consideração em qualquer tipo de loja virtual, com certeza para cada negócio existem ainda mais algumas que devem ser estudadas e analisadas. Seguindo essas dicas o diferencial que estará tendo na loja virtual será bem maior que muitos concorrentes virtuais.

Artigo anteriorInternet é campeã do crescimento publicitário em 2010
Próximo artigoNova rede social é especializada em opinião de produtos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here