SEO e a plataforma Magento E-commerce

SEO e a plataforma Magento E-commerceO sistema Magento é a mais robusta plataforma de e-commerce open source em todo o mundo. Em poucos anos de vida, rapidamente conquistou a preferência número 1 de boa parte dos desenvolvedores e lojistas online. Como sabemos, nenhum sucesso vem à toa, mas sim pelas grandes vantagens de um produto.

Obviamente, são inúmeras as vantagens do Magento, da qual a e-Smart é Silver Solution Partner no Brasil, dentre elas: a estabilidade, escalabilidade, personalização, segurança e ótimo sistema back-end para administração. Mas uma grande vantagem não pode ser ignorada: o SEO é muito mais fácil com Magento!

O que é SEO

Para quem não conhece, SEO é o acrônimo da expressão em inglês Search Engine Optimization, que literalmente significa “otimização para mecanismos de busca” mas muitas vezes em nosso idioma tupiniquim é chamado simplesmente de “otimização de sites”. Traduzindo em miúdos, SEO significa que o seu site será bem encontrado na busca orgânica do Google, recebendo muitas visitas sem custo de aquisição.

É indispensável para um e-commerce de sucesso estar otimizado para SEO, porque as visitas do Google podem ser responsáveis por uma quantidade razoável de vendas. Como cada um de nós sabe, quando queremos encontrar alguma coisa vamos ao Google. Portanto, nada mais lógico do que aparece ali para os seus clientes.

Por que Magento é bom para SEO

Vamos entrar agora em alguns aspectos mais técnicos, que são indispensáveis para se obter sucesso com SEO. Como você pode imaginar, o Magento está mais do que preparado para lidar com cada um desses detalhes e muitos outros.

Vamos a 5 tópicos onde o Magento é imbatível para SEO:

1 – Arquitetura da informação

Muitos especialistas em SEO recomendam que um bom trabalho de SEO para e-commerce comece pela arquitetura da informação de um site, ou seja, a organização hierárquica das categorias e subcategorias de uma loja. O Magento é perfeito para isso, porque permite criar uma arquitetura da informação que o Google facilmente entende, além de ser muito flexível ao permitir que um mesmo produto esteja em diversas categorias.

Através do painel administrativo, qualquer usuário pode facilmente administrar as categorias, subcategorias e respectivos produtos de uma loja virtual.

2 – URLs amigáveis

As URLs amigáveis são endereços de sites que contam com palavras-chave fáceis de o usuário identificar, ao contrário de números e letras que não fazem nenhum sentido. Quando um site tem URLs amigáveis, visitantes tendem a confiar muito mais e para o algoritmo do Google é indispensável que sites tenham URLs limpas e claras. Não usar este recurso é um dos maiores erros de SEO no e-commerce.

O Magento vem com o recurso de URL amigável por padrão, já bastante otimizado. Mas o Magento é tão incrível para SEO que, além disso, você poderá otimizar e personalizar totalmente as suas URLs.

3 – Títulos otimizados e personalizáveis

9 de cada 10 especialistas vão afirmam que os títulos são o elemento de uma página ao qual o algoritmo do Google dá maior prioridade. Esses títulos devem ter a palavra-chave com a qual a página será encontrada nos mecanismos de busca.

O Magento é muito bom para SEO porque, além de vir com os títulos otimizados e personalizados, permite que você personalize o título de sua página, escolhendo exatamente quais as palavras-chave que aparecerão nele. O Magento é uma plataforma de e-commerce que permite isso desde suas primeiras versões e é excelente para montar sua loja virtual.

4 – Imagens otimizadas

Alguns especialistas de SEO defendem a ideia de que muitos consumidores usam a busca de imagens do Google para visualizar os produtos como se fosse uma verdadeira vitrine; ao encontrar a foto mais atraente e perfeita do produto costumam clicar, acessam a loja virtual e acabam adquirindo o produto.

Para que um site apareça bem na busca de imagens do Google, precisa antes de tudo ter boas fotos de produtos. Mas essas fotos precisam estar otimizadas com as tags apropriadas, o que o Magento poderá fazer para você num passe de mágica.

5 – Tags de Analytics e Google Ads

O que é um e-commerce se não for possível acompanhar o sucesso de suas campanhas de links patrocinados e outras mídias online? Por isso, no Magento os gerentes de e-commerce poderão facilmente configurar suas tags de conversão da plataforma do Google Ads, bem como do Google Analytics.

Por esses e muitos mais outros motivos (poderíamos falar por horas das vantagens do Magento para SEO), o Magento é a plataforma open source predileta dos profissionais de SEO no Brasil e no mundo.

Fonte: Blog da e-Smart

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