SEO é fundamental para o sucesso no e-commerce

SEO é fundamental para o sucesso no e-commerce
SEO é Fundamental no E-commerce

SEO pra cá, SEM pra lá, otimização acolá, ora bolas, o que realmente importa para um e-commerce? Na verdade, um pouco de tudo isso! Calma, vamos explicar um pouco mais neste post sobre a importância de se otimizar o seu comércio eletrônico, não apenas para os navegadores, mas também para os seus clientes. Lembre-se que quem de fato vai comprar o seu produto é um ser humano – pelo menos por enquanto.

Um robô acessou meu site?

A resposta é: SIM! Diariamente, dependendo das configurações da sua loja virtual, robôs e mais robôs visitam o seu site. Basicamente, são scripts (códigos) programados pelos sites de busca que vasculham a internet através de informações, a fim de colocá-las (indexá-las) em seus resultados de buscas (SERPs). Talvez você os veja por aí sendo chamados de crawlers.

O fato de um robô acessar o seu site é benefíco e, diria até, motivo de alegria. Mas, de nada adianta um robô, se a estrutura da sua loja virtual não estiver preparada para passar informações importantes para ele.

O título já faz uma “pequena” diferença

O estudo sobre otimização de sites para buscadores é vasto e não vamos entrar nos mínimos detalhes. Há outros blogs dedicados ao assunto (vale uma pesquisa no robô, digo, Google) que poderão elucidar ainda mais as suas dúvidas. Como o nosso objetivo é encurtar o assunto e plantar em você a semente da curiosidade, aqui vai uma dica: O campo do título do seu site, aquele mesmo que aparece na página do Internet Explorer, Firefox, Safari, Opera ou Chrome, lá em cima, próximo das opções de minimizar e fechar, é muito importante para os navegadores!

Há quem diga que ele determina em praticamente 60% o “peso” (importância, relevância) do seu site para os buscadores. Geralmente, ali devem ser inseridas informações importantes sobre a página e, de preferência, limitadas entre 70 e 80 caracteres. O título do seu site poderia ser “Loja do João – Aqui você leva de tudo”, mas vamos imaginar um robô acessando o seu site e lendo este conteúdo… Pouco relevante, não? E que tal: “Loja do João, Panelas, Fornos Artesanais e Artigos para Camping”. Vualá, já sabemos – e o buscador também – que tipos de artigos são mais vendidos na Loja do João!

Pense na acessibilidade

Normalmente nos esquecemos de informações importantes, talvez pela pressa de deixar a página no ar, ou mesmo por não conhecermos a importância de alguns atributos da nossa loja. Se você não é desenvolvedor(a), pergunte ao seu profissional web o seguinte: “Você se preocupa com os atributos “ALT” de imagens e “TITLE” de links?”. Veja a sua resposta. Caso seja negativa, você terá motivo de sobra para puxar-lhe a orelha.

Voltemos à imaginação de que somos robôs. Nós acessamos uma determinada página e lá dentro há um link para uma outra página. Trata-se da página “Informações”, que contém dados importantes sobre a nossa empresa. Certo, mas o buscador não saberá, de prontidão, quais informações estarão contidas naquela página e, por isso, muitas vezes o navegador deixa o seu site, colocando entre os seus resultados apenas a sua página inicial. Vamos além: Os robôs dos buscadores não conseguem interpretar ou visualizar imagens, ou seja, eles as ingoram, a menos que…

A menos que a acessibilidade seja levada em conta. A acessibiliade é importante não apenas para o robô de buscas, como também para os seres humanos que acessarão o seu site. Os atributos “ALT” para imagens e “TITLE” para links, são importantes ferramentas que auxiliam a navegação de deficientes visuais e o motivo é simples: O software que acessa o site é como um robô de busca, precisa de informações especiais para guiá-lo. O conteúdo destes atributos será lido pelo software para a pessoa que acessa o seu site e aí é que você pode determinar a venda ou não de um produto para uma pessoa que tem necessidades especiais e teve vontade de acessar a sua loja virtual.

Não deixe o conteúdo de lado

Capriche nas descrições dos produtos que você coloca à venda. Copiar e colar textos longos e técnicos demais, são cansativos para os consumidores e muito mal vistos pelos robôs de busca. Procure criar descrições próprias, enaltecendo o que a sua loja virtual tem de bom e quais são as características diferencias de se comprar aquele produto com você. O conteúdo é hoje um dos fatores principais que determinam a escolha de um buscador por sites mais bem posicionados que outros.

Parcerias são fundamentais

Há um termo muito utilizado por profissionais de otimização de sites que é o Link Building – construção de referências. Basicamente, consiste em ter o link do seu site sendo indicado pela maior quantidade de páginas da internet possíveis. O Google, através do seu sistema de PageRank (ranking de páginas de internet) deixa mais bem destacados em suas pesquisas os sites que mais são indicados por outros sites na internet.

Procure por empresas e pessoas que possuem sites e estão dispostos a trocar banners ou links com você. Saiba também que, os links e banners que você coloca na sua página também estarão referenciando esta outra página e fará com que, num trabalho de formiga, ambos cresçam nos resultados, daí a importância de referenciar apenas sites de produtos ou pessoas que você conheça e acredita que valha à pena indicar para os seus clientes.

Por hoje é só!

Muito obrigado por ler o nosso post até aqui e saiba que, qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto mencionado, basta deixar um comentário que a gente responde o mais breve possível! Até a próxima.

O então? Qual a sua experiência em SEO no e-commerce? Deixe seu comentário.

Fonte: Blog do E-Commerce

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