Web Startups no Brasil? São mais reais que você imagina

Esse é nosso primeiro post falando sobre empreendedorismo digital, e por isso escolhi falar sobre startups brasileiras, afinal quando se trata em startups para a maioria de nós logo nos vem à cabeça uma centena de ícones legais e coloridos, dos quais saíram de também coloridos e animados escritórios no Vale do Silício na Califórnia.

Mas é só de lá que saem startups? Só lá que existe inovação e empresas que são constituidas nas bases da administração e gerenciamento 2.0?

O Brasil realmente não possui uma cultura ao capital de risco como o que ocorre nos Estados Unidos, obrigando as empresas daqui a realizar tudo na base do Bootstrapping e muita criatividade, mas isso não deve nunca ser sinônimo para reclamar, mas sim de aproveitar as oportunidades geradas pelo cenário que temos aqui.

Três startups que considero especiais:

Buscapé – Um site de comparação de preços que possibilita compras online com melhor preço, ela encabeça a lista pois entrou em grande foco mundial após sua venda de 91% de suas ações pelo precinho de US$342 milhões, tornando-se assim um grande marco provando a muitos descrentes que web startups podem se tornar empresas valiosas e rentáveis merecendo a mesma seriedade que uma empresa fundada nos modelos tradicionais, sua venda também despertou a atenção de muita gente e inclusive investidores que começaram a ver o Brasil com outros olhos.

Compra3 – Um portal de compra coletiva que surgiu antes dessa febre dos “Groupon-like” no Brasil, no qual quanto mais pessoas comprarem maiores as chances de comprarem barato e inclusive receberem reembolso em dinheiro, o grande diferencial aqui é que os produtos são comuns do tipo televisão, geladeira, e no final você pode receber reembolso de parte do valor. Idéia bem legal que vai bastante de encontro com as tendências sociais.

Peixe Urbano – Já falamos dele anteriormente, até porque existem vários players concorrentes, no entanto ela merece destaque já que foi provavelmente uma das primeiras tranzendo bastante a tona o tema sobre social commerce. Caso você ainda não conheça o PeixeUrbano é um site de compra coletiva, porém centrado em negócios locais, ou seja imagine um restaurante da sua cidade oferecendo jantares com descontos de 50-90%. Basicamente é esta a idéia.

E sua idéia nisso tudo?

Uma startup não precisa (nem deve) ter a missão de ser o próximo Twitter, mas sim deve testar idéias para resolver um problema, ainda que este não esteja claro inicialmente e depois provar o mais rapidamente se sua solução atende tal problema de melhor forma e com preço que este mercado está disposto a pagar.

Termino o post deixando uma frase do Dennis Crowley, Co-fundador do Foursquare: “Don’t let people tell you your ideas are stupid – if you’re passionate about something, find a way to build it”

Fonte: Midia Boom

Artigo anteriorEmpreendedor Online – Você está preparado?
Próximo artigoDicas para a escolha de um domínio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here