O comércio eletrônico no Brasil vem crescendo a uma velocidade impressionante. Em 2009, em meio a uma crise mundial, essa modalidade cresceu mais de 30% atingindo um faturamento superior a R$ 10 bilhões, segundo dados do e-bit. As perspectivas para 2010 são ainda melhores, com um crescimento estimado superior a 40%, o e-commerce deve chegar a um faturamento aproximado de R$ 15 bilhões, sendo que somente no primeiro semestre deste ano as vendas chegaram a R$ 6,7 bilhões.

Quem está pensando em iniciar um negócio no ambiente eletrônico precisa saber que esta não é uma tarefa tão simples assim. Pensando em fazer com que os lojistas se diferenciem nesse canal, a WX7 preparou sete dicas para os varejistas sobre como investir em uma solução profissional e não ser um “camelô” virtual.

Confira as 7 dicas que a WX7 preparou para você ter um comércio eletrônico de sucesso:

1.    Analise o mercado – É muito importante avaliar e monitorar como os seus concorrentes estão utilizando esse novo canal para definir seu posicionamento, mix de produtos, políticas de preço e entregas, entre outros fatores determinantes para o seu sucesso.

2.    Defina a plataforma de vendas ideal – A plataforma de vendas é um dos principais pilares para uma operação de comércio eletrônico de sucesso. Sua loja virtual precisa transmitir segurança e credibilidade para conquistar seu visitante e convertê-lo em consumidor. Ao escolher sua plataforma, procure unir o design com a facilidade de navegação (usabilidade) adequada ao seu público-alvo e produto comercializado, pois assim você passará a percepção de segurança necessária que ajudará no crescimento da sua loja virtual.

3.    Monte sua equipe – Um dos principais diferenciais para se ter sucesso no comércio eletrônico é o atendimento ao cliente. Portanto, é de extrema importância montar uma equipe multidisciplinar para garantir que dúvidas sobre navegação ou produtos e pedidos já realizados, sejam sanadas de forma rápida e eficiente. Mas, não se esqueça que um bom gerente é fundamental para cuidar de toda a equipe e da operação.

4.    Prepare sua infraestrutura de TI – Sua plataforma deve ser hospedada em um provedor especializado. Planeje sua capacidade com cuidado para garantir que sua loja virtual tenha um bom desempenho de acordo com o número de visitantes que a acessarão.

5.    Diga que você existe – Uma loja virtual, diferentemente da maioria das lojas físicas que estão localizadas em pontos estratégicos, precisa ser massivamente divulgada para ser conhecida. É de fundamental importância fazer um planejamento de publicidade e marketing focado no retorno do investimento (ROI) para que sua loja virtual cresça e atinja seus objetivos.

6.    Seja pontual nas entregas – Entregar de forma rápida e eficiente e estar preparado para prevenir possíveis atrasos é fundamental para manter a satisfação de seu cliente e fidelizá-lo cada vez mais. Se possuir alguns conhecimentos na área, você pode montar sua própria operação logística. Caso contrário, encontre um parceiro especializado para ajudá-lo.

7.    Acompanhe e não pare de evoluir – Entenda o perfil dos clientes que estão comprando em sua loja virtual e quais ações podem ser feitas para melhorar os resultados. Sempre acompanhe as tendências e, se possível, evolua sua loja virtual antes de seus concorrentes. Nunca pare de inovar!

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