O preço de um produto tem uma alta taxa de participação no conjunto de fatores de decisão de compra por parte dos clientes. Muitas vezes o fator preço por si só consegue converter vendas sem a necessidade de outros fatores. Por isso é tão importante trabalharmos de alguma maneira esses valores, para que eles possam ser mais um facilitador de conversões de novas vendas e assim ajudando a aumentar o faturamento da loja.

A principalmente estratégia largamente utilizada em qualquer tipo de comércio é a utilização de preços quebrados, por exemplo, “R$ 9,99” ou “12x de 199,99”, entre outros.

Nosso cérebro esta condicionado há considerar sempre o maior valor impactante, ou seja, desprezar as informações que não ocasionam variações nas contas, os centavos. Por exemplo, quando vemos “R$ 9,99”, automaticamente relacionamento somente o número nove ao fator preço do produto. E por conseqüência também levamos em consideração a quantidade de algarismos que compõem o preço, logo “R$ 10,00” ainda tem a desvantagem de ter dois algarismos que serão interpretados.

Outro ponto positivo que determinar o sucesso dessa técnica é o hábito da leitura da esquerda para direita, onde os primeiros números são os que primeiramente irão nortear a concepção do valor do produto.

E existe ainda mais uma vantagem em relação ao uso desse método no mundo digital, não teremos que ter a preocupação que esse esquema possa incorrer em descrédito juntos aos consumidores por conta desses não receberem as diferenças em centavos, que muitas vezes gera grande somas no mundo real e certo grau de desconfiança. Em se tratando de pagamento eletrônico o acerto sempre é feito pelo valor real.

Utilizarmos essa estratégia na definição de preços, por muitas vezes pode ser o diferencial na decisão de compra do cliente, principalmente em ambiente de comparações de preços, onde o primeiro contato sempre é o preço.

Marcelo Goberto de Azevedo [marcelo@dragonsoft.com.br]
Consultor E-commerce na DragonSoft Tecnologia
http://www.mundoecommerce.com.br

 

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