A influência das cores em uma loja virtual

Ter um layout atrativo é fundamental para conquistar o cliente a partir de uma primeira impressão. Por isso, ao planejar o empreendimento online, as cores relacionadas ao logotipo e ao design em geral devem ser escolhidas para representar sua loja diante da necessidade do consumidor.

Entendendo o perfil do seu cliente, torna-se mais simples destacar as cores primordiais no layout da loja virtual para fidelizá-lo. Não é à toa que grandes marcas despertam determinadas sensações em seus consumidores e atraem mais clientes a todo momento; as cores influenciam diretamente no resultado das vendas, pois estimulam os consumidores de forma positiva ou negativa.

Ao fazer a escolha das cores que destacarão o seu e-commerce, é preciso ignorar os gostos pessoais e focar em seu cliente. O poder das cores é ligado à percepção das pessoas, por isso, sofre variações de acordo com fatores como idade, sexo e cultura. Logo, não basta escolher às cegas, é preciso ter referências. Por exemplo:

  • Vermelho: Transmite energia, força. É destinado a um público mais jovem, possui o aspecto e a sensação de urgência, por isso, é comumente apresentado em promoções e descontos;
  • Amarelo: É a cor que transmite felicidade e alegria. É muito utilizada para atrair a atenção dos consumidores;
  • Laranja: Compartilha firmeza, coragem e comunicação. Estimula a ação. Veja mais detalhes neste artigo.
  • Rosa: Provoca a sensação de feminilidade, romantismo, intimidade. É usado para a comunicação direta com o público feminino. Leia mais sobre a cor rosa no e-commerce.
  • Roxo: É tido como misterioso e relaxante. Normalmente é utilizado em produtos para saúde contra envelhecimento, desodorantes e perfumes;
  • Azul: Transmite tranquilidade, amor, confiança e segurança. É indicado para os públicos: infantil e de mais idade;
  • Verde: Estimula à positividade, à saúde, ao dinheiro e ao crescimento. Tem o foco em um público mais esportista e/ou pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável. Leia mais neste artigo.
  • Prata e Dourado: Também conhecidas como cores nobres, por definição, cores que remetem ao luxo e produtos de alta categoria.
  • Preto: A função da cor preta no e-commerce também é de distinção e qualidade. Embora comumente associada a situações de tristeza e dor, também remete a luxo e riqueza.

Levando em consideração informações divulgadas por empresas especialistas em pesquisa, em que 42% dos consumidores avaliam a qualidade da loja virtual através de seu design e que a cor certa de acordo com o público, aumenta em até 80% o reconhecimento da marca; conclui-se que vale à pena pensar e escolher de maneira precisa as cores que identificarão sua empresa na internet.

Artigo anteriorSaiba o que o Google conta para os recrutadores sobre você
Próximo artigoMontar ou não uma loja virtual no Facebook?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here