Atração, retenção e relacionamento com os clientes: tendências do e-commerce

É fato: o consumidor brasileiro está comprando mais e as redes socais estão se tornando cada vez mais importante no processo de compra, tanto online quanto offline.

Tenho ido a alguns eventos e, inevitavelmente, o tema e-commerce surge, e disso surgem diversas dicas e insights sobre o que está acontecendo e quais são as tendências. Compartilho aqui com vocês algumas dicas importantes que podem ajudar a conhecer melhor seu cliente e criar laços mais fortes para fazê-los retornar à sua loja.

Atração x Retenção

Empresas focam muito na atração de clientes, porém se esquecem da importância de retê-los em suas lojas. É preciso oferecer ao cliente um ambiente com um bom layout, simples de navegar e que gere confiança. Lembre-se que a experiência de compra do cliente começa quando ele chega à sua loja e oferecer isso a ele é requisito básico para o retorno e engajameto do mesmo.

Conheça seu cliente

Existem muitos sistemas e algoritmos que mostram o comportamento das pessoas que navegam por sua loja virtual. Apesar de você não poder observá-los enquanto navegam pelos produtos, você pode utilizar essas ferramentas analíticas para ver quais páginas ela acessam, que produtos elas procuram na busca interna do site, até que ponto da compra vão quando abandonam o carrinho (quando o fazem). Enfim, conhecendo seu cliente e dispondo da tecnologia adequada, você conseguirá fidelizar muito mais pessoas.

Utilize as redes sociais

Caso sua empresa ainda não utilize as redes sociais, ou se não possui uma estratégia clara e bem definida, está mais que na hora de fazê-lo. Um bom monitoramento do mercado em que você atua, bem como dos seus consumidores é muito importante para uma estratégia de fidelização de clientes. Não basta apenas anunciar produtos e encher as pessoas de informação. É preciso utilizar as redes sociais como forma de manter um contato rápido, transparente e objetivo com as pessoas.

Capriche na descrição dos produtos

Boa parte das visitas a qualquer loja virtual vem do Google. Uma boa estratégia de SEO – Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca – ajudará sua empresa a aparecer melhor nas buscas. Uma boa forma de melhorar esse posicionamento é caprichar na descrição dos produtos, bem como manter um blog corporativo com assuntos úteis a seu público=alvo.

E você? O que você faz em sua loja para conhecer e reter seu cliente? Deixe suas dicas nos comentários!

Fonte: Web Contexto

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