Tudo que você precisa saber sobre seu cliente está na mensuração dos resultados.

A busca interna da loja virtual é uma fonte  de  informação, pois demonstra o nível de inteligência do sistema de busca e a experiência do usuário no site.

Você consegue responder alguma destas perguntas?

  • Quais as palavras mais buscadas?
  • Quais as marcas?
  • Quais os produtos?
  • O que o cliente buscou e não encontrou?
  • A relação  entre as palavras está adequada?
  • Os resultados são satisfatórios?

Não basta planejar a estratégia de busca orgânica e links patrocinados. Conhecer os erros e o perfil da busca interna é fundamental, pois os dados deste relatório  apontam os pontos fortes e fracos do sistema de busca identificando ameaças e oportunidades para a loja virtual = Análise SWOT.

Algumas possíveis conclusões:

  • Meus clientes estão em busca de acessórios, pois há um alto índice na busca por estes itens;
  • A palavra blusão foi bastante procurada, porém utilizo o termo jaquetas;
  • O produto mais buscado no site é “caneca” e tenho um mix reduzido;
  • Há uma procura considerável pela marca “Oakley” e não tenho produtos da marca.

Como podemos notar, a experiência do usuário deixa rastros que podem ser aperfeiçoados e aplicados na loja virtual. A elaboração do mix de produto, a seleção de categorias, a definição de menus e filtros, entre outras estratégias podem ser direcionadas a partir desta métrica.

O foco sempre será  a conversão e a experiência positiva para o usuário – se não for assim – não há e-commerce.

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