Como está o seu pós-venda?

O comércio eletrônico é sucesso e já conquistou muitos adeptos. De acordo com o estudo da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico – Camara-e.net, as vendas através da internet deverão chegar a R$ 15 bilhões até o final do ano, com um aumento de 40% em relação a 2009.

É importante que o lojista se atente não apenas para as vendas e os lucros provenientes dela, mas dê toda atenção para o pós-venda, pois essa é uma condição fundamental para cultivar um bom relacionamento com o cliente e fidelizá-lo.

As ações de pós-venda devem ser efetuadas pelo lojista, ou seja, é quem comercializa o produto que toma a iniciativa de medir a satisfação do cliente, de manter contato com o mesmo e de se preocupar se ele voltará ou não a consumir em sua loja e quais os motivos que ele terá para isso.

Um dos maiores erros que podem ocorrer depois que o lojista executa a venda, é deixar o cliente sem informações sobre o produto comprado e se caso este precisar efetuar uma troca, não dar assistência ou tratar mal o cliente. Isso só demonstra que a sua loja se preocupa apenas em lucrar e não em manter bons relacionamentos.

A troca é um processo natural das vendas, portanto, as lojas já devem estar preparadas para efetuá-las e fazer isso da melhor maneira possível, pois o cliente que é bem tratado durante o processo de troca, com certeza se torna fiel àquela loja.

Pratique o pós-venda, entre em contato com o cliente por e-mail questionando a experiência da compra, se ele ficou satisfeito com o produto, com o atendimento e o prazo de entrega, por exemplo. Trate bem o seu cliente mesmo depois das compras, facilite o processo de troca, envie e-mails promocionais, enfim, cuide do seu cliente também depois da compra.

Fonte: Blog da Dotstore

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