Como fazer um e-mail marketing eficiente

Como fazer um e-mail marketing eficiente
E-mail Marketing Eficiente

Se você quer saber como fazer um e-mail marketing eficiente é bom prestar a alguns pontos. A propaganda por e-mail é a mais conhecida e eficaz ferramenta de marketing digital que se tem notícia. Pesquisa realizada recentemente revelou que 64% dos entrevistados afirmaram fazer compras após o recebimento de um e-mail promocional.

Esta forma de propaganda, porém, continua sendo mal trabalhada pela maioria das empresas. E-mails genéricos e com assuntos sem interesse por parte do receptor são alguns dos erros mais comuns, juntamente com excesso de mensagens.

Obter resultados efetivos com esta forma de promoção, como todas as outras, depende de planejamento. Muita gente ainda pensa que e-mail marketing é comprar um CD com o endereço de milhares de pessoas (quanto mais melhor) e sair disparando mensagens, entupindo a caixa postal dos pobres coitados. Com certeza esse é o caminho mais seguro para cair na lista de anti-spam.

O roteiro para fazer um e-mail marketing eficiente

O primeiro passo de uma campanha é estabelecer objetivos e uma estratégia sobre como utilizar as diferentes formas de mensagem. Um e-mail marketing eficiente pode ter diferentes propósitos: transmitir informações relevantes para o receptor (caso das newsletters), oferecer uma promoção, destacar os diferenciais de seus produtos e serviços, ser uma ferramenta de relacionamento (com cumprimentos de aniversário, ano novo, novo cliente, promoção no cargo, etc.). As vendas ou novos negócios gerados são resultado do planejamento do conjunto destas ações e não de e-mails isolados.

Em relação à base de dados, o código de regulamentação de campanhas de e-mail marketing criado pelas próprias empresas do setor recomenda não se utilizar de fontes terceirizadas e sim formar seu próprio mailing, cadastrando os visitantes do site. Oferecer benefícios adicionais ou brindes é a forma mais eficaz de incentivar as pessoas a fornecerem informações pessoais. Novos contatos também podem ser obtidos com a equipe de vendas e atendimento ao cliente.

Sempre que possível, o conteúdo do e-mail marketing deve estar relacionado ao site da empresa. No caso de newsletters e promoções, o ideal é que a mensagem contenha links que levem ao site. É um “gancho” para que a pessoa navegue à procura de outras informações de seu interesse.

Links e botões também possuem outra função importante. As ferramentas de disparo para e-mail marketing contam com diversas formas de mensuração de resultados e podem monitorar o interesse do leitor por um determinado assunto ou produto por meio dele.

Aliás, também é recomendada a utilização destas ferramentas para realização dos disparos das campanhas. Além de agilizar o envio, possuem uma série de recursos, desde evitar que o e-mail seja classificado como spam até o monitoramento sobre quantos foram enviados com sucesso. As mais sofisticadas, inclusive, são capazes de monitorar dia da semana, horário e página que o usuário acessou.

Como fazer um e-mail marketing eficiente
Avalie este artigo