Como manter clientes dentro da loja virtual?

Atualmente, muito se discute sobre como atrair clientes para a loja virtual e, há ferramentas muito eficientes para isso disponibilizadas no mercado online. No entanto, uma vez que o cliente se encontra dentro do empreendimento, existe outra necessidade: mantê-los por mais tempo na loja para que adquiram mais produtos.

Segundo especialistas, não é nada vantajoso atrair um consumidor se ele não ficar dentro da loja virtual tempo suficiente para se sentir motivado e convencido a comprar um ou mais produtos. Além disso, gasta-se muito tempo e dinheiro para desenvolver boas estratégias de marketing, e muitas vezes, não consegue-se obter retornos satisfatórios. Por isso, separamos para análise fatores que mantém o consumidor por mais tempo dentro da loja e fatores que afastam o consumidor rapidamente do empreendimento:


Fatores que afastam os consumidores:


– Layouts que demoram a carregar
Segundo pesquisas realizadas, a performance lenta referente ao carregamento da página na loja virtual causa insatisfação e abandono do site pelos consumidores. Dessa forma, este é um fator que torna a experiência virtual ruim para o cliente, fazendo com que o mesmo decida comprar em outra loja.


– Má disposição de produtos
O design, como já apresentado, é o principal influenciador da permanência do cliente dentro da loja virtual. Além da sofisticação do layout e de um bom conteúdo, é preciso tomar muito cuidado com a disposição dos produtos nas páginas da loja, pois a poluição visual prejudica a escolha do cliente.


Nada que chame a atenção
A concorrência entre lojas virtuais de um mesmo segmento aumenta conforme o crescimento do e-commerce. Para conquistar a atenção e a fidelidade dos clientes é preciso preparar promoções, descontos e inovações. Empreendimentos virtuais precisam se destacar na visão dos clientes, precisam ser bonitos, apresentáveis e sofisticados.

Fatores que mantêm os consumidores por mais tempo na loja virtual:

Design sofisticado
A primeira impressão que a loja virtual transmite ao cliente determinará o tempo de permanência em suas páginas. É importante que o interesse dos consumidores seja despertado ao ponto do mesmo permanecer nas páginas por mais tempo e consumir mais. Juntamente com a sofisticação do layout, é preciso disponibilizar um conteúdo mais inteligente, mais claro, dividido por temas e integrado de acordo com as expectativas de seus clientes.


– Links de páginas internas
Uma estratégia interessante para aumentar a permanência dos clientes é utilizar links internos que direcionem o cliente, para as páginas mais importantes da loja: mais comentadas, com depoimentos e maior relevância. Isso pode ser realizado dentro de textos informativos, na página de produtos, etc.


– Integração Multimídia
Uma novidade que, sem dúvida, fortalece a presença das lojas virtuais no cotidiano dos clientes e amplia o tempo em que os mesmos passam na loja, é a aplicação de vídeos nos campos de detalhes dos produtos. O YouTube, rede social mais famosa quando falamos em vídeos, nunca foi tão bem aproveitado pelo e-commerce, como pode ser agora.

Normalmente, todos os visitantes de sua loja virtual têm o objetivo de permanecer tempo o bastante no empreendimento para realizar todas as negociações que precisa, contudo, depende muito do lojista em preparar seu empreendimento para suprir as necessidades de seu público-alvo. Portanto, invista em inovações para sua loja, chame a atenção do seu cliente e mostre o que a sua empresa tem de melhor.

Boas vendas!

Fonte: Blog da Dotstore

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