Dicas de email marketing: o método científico dos testes A/B

Da mesma maneira que pesquisadores e cientistas trabalham com hipóteses e testes para verificar a veracidade de suas suposições, no email marketing temos à disposição a funcionalidade de testes A/B, recém-chegada ao emailmanager. Ao invés de tentar adivinhar o que seus contatos vão preferir, o método de hipótese e confirmação demonstra com muito mais precisão as chances de sucesso de uma estratégia de email marketing.

Mas lembre-se de que as hipóteses devem ser fundamentadas em dados concretos e não apenas em suposições. Antes de realizar um teste A/B procure avaliar que tipo de característica quer descobrir sobre seus contatos. Definido o objeto do seu estudo, escolha qual será o parâmetro teórico para avaliar os resultados da mesma forma que em uma pesquisa científica. Defina essas coisas antes de começar a editar o teste A/B.

Lembre-se que o objetivo do teste A/B não é confirmar adivinhações, e sim verificar qual versão de um determinado ponto na sua campanha apresenta mais chances de sucesso dentro dos parâmetros estabelecidos.

É tudo uma questão de estudo > hipótese > probabilidade > teste > confirmação. O que a funcionalidade de Testes A/B faz nada mais é do que facilitar uma prática já muito conhecida de profissionais de email marketing veteranos. A diferença é que com esse recurso você pode realizar tudo isso com a ajuda de um Assistente dentro do sistema. Fácil para doutores ou calouros, veteranos ou amadores.

Fonte: Últimas do emailManager

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here