E-commerce de moda no Brasil é um mercado promissor
Para se ter uma ideia deste crescimento, no último Natal – uma das datas comemorativas que os varejistas mais faturam no ano – os brasileiros compraram mais roupas, acessórios e sapatos nas lojas virtuais para dar de presente, do que eletroeletrônicos, que são os produtos mais comprados no setor de e-commerce no Brasil.
Um fator fundamental para esta mudança de hábito dos brasileiros, que começaram a confiar mais no E-Commerce de Moda, foi o esforço dos varejistas que fizeram o possível para suprir a ausência do toque e da possibilidade de experimentar os produtos, com informações detalhadas da mercadoria, como o tipo de tecido que é feito, medida, cor, etc.; fotos em alta resolução e com efeito de rotação 360 graus; além dos provadores virtuais, em que os clientes, através da webcam, conseguem ver como a roupa vai ficar no seu corpo.
Faturamento do E-commerce brasileiro
Ainda não se tem um número fechado de quanto o e-commerce brasileiro faturou em todo o ano de 2012, mas a previsão é de que o mercado de varejo online tenha faturado cerca de R$ 23,5 bilhões, sendo o setor de moda o que mais obteve investimento por parte dos grandes varejistas. Para este ano, a previsão de faturamento é ainda maior, podendo chegar à casa dos R$ 28 bilhões.
Este é um dos motivos pelos quais investir em e-commerce de moda no Brasil é uma escolha acertada no momento. Além dos dados de faturamento, uma pesquisa realizada no fim do ano passado pela comScore revelou que 43% dos consumidores latino-americanos compram roupas, acessórios e sapatos nas lojas virtuais, sendo os brasileiros e venezuelanos os que gastam mais.
Dicas para se ter sucesso no E-Commerce de Moda
Se você pretende fazer da sua loja física uma loja virtual, ou investir em um novo negócio no comércio eletrônico no setor de moda, lembre-se que não basta apenas tirar fotos e criar descrições de todos os seus produtos:
- Procure por boas plataformas de hospedagem de loja virtual;
- Invista em variedade e qualidade de fotos, desta forma o cliente conseguirá visualizar melhor o produto que vai adquirir;
- Faça descrições fáceis de serem localizadas em sites de busca, mas também faça uma variação de termos para melhorar o posicionamento da sua loja virtual;
- Disponibilize filtros de busca dentro do site por melhor preço, cor, tamanho, etc., desta maneira o cliente conseguirá achar o que quer com mais rapidez e precisão;
- Invista em um atendimento diferenciado, você pode utilizar as redes sociais como canal de atendimento ao cliente ou SAC Online, que atende às dúvidas dos clientes durante 24h.
Fonte: E-commerce Guide