Nunca é legal quando alguém desliga o telefone na sua cara, ou quando você chega em algum lugar e dá com a cara na porta, ou até quando alguém simplesmente dá às costas à você no meio de uma conversa. É mais ou menos essa a sensação para muitos profissionais do email marketing sempre que alguém resolve fazer o optout. Não é exatamente um momento agradável, sabemos, mas deve ser respeitado. Não adianta ficar insistindo, se a pessoa não quer mais receber suas edições de nada adianta forçar a situação. Felizmente nosso sistema de email marketing possui um controle de fácil manutenção para esse tipo de coisa.

A opção de optout, por exemplo, já está integrada a todos os emails automaticamente. Basta que o contato clique no rodapé e escolha fazer o cancelamento do recebimento que seu email será automaticamente classificado como “Optin” igual a “Não”. E o que fazer caso alguém peça para sair da sua lista de outra forma? Para isso existe a função de “Listar Não Perturbe”.

Quando alguém pede para ser retirado do seu mailing por outra via que não seja através do link ao final de cada mensagem basta seguir os seguintes passos: Menu Iniciar > Contatos > Listar Não Perturbe > Novo – cadastre o email que solicitou o cancelamento. Dessa maneira você pode inserir manualmente um contato na lista que contém todos os que pediram o optout. Esse contato, juntamente com todo seu histórico, permanecerá na sua base de dados, mas estará a partir de agora marcado como ‘Optin’ igual a ‘Não’. Ou seja, esse contato não receberá mais emails.

Essa opção pode ser revertida apenas pela escolha do próprio contato. Caso ele mude de ideia basta procurar seu email na lista de ‘Não Perturbe’, clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção ‘Solicitar Opt-in’. O sistema irá enviar um email para esse contato perguntando se ele realmente deseja voltar a receber emails seus.

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here