Email Marketing para Leigos

Você conhece a série “para Leigos” (no original, em inglês, “for Dummies”)? Este post entra mais ou menos nesse espírito: como explicar em poucas palavras para alguém que não tem experiência na área o que é e como se faz email marketing de qualidade?

Definição

Bom, a primeira coisa que todo leigo deve saber é que email marketing não é spam. Um erro comum para quem não tem prática na área. As pessoas associam spam ao email marketing porque os dois chegam por email e os dois, geralmente, visam a promoção de algum produto ou empresa. Mas as similaridades param aí. Em termos conceituais, o spam e o email marketing são radicalmente diferentes.

Spam é o email enviado sem permissão enquanto que o email marketing só é email marketing quando o destinatário dá autorização prévia para receber emails. Outra diferença é que com o email marketing o destinatário pode escolher parar de receber emails a hora que quiser, com um simples clique.

Composição

A criação de uma edição de email marketing não requer habilidades específicas. Sim, é interessante ter um design arrojado e saber trabalhar a parte visual das suas edições, mas essa não é a alma do email marketing. O que define o email marketing é o tipo de informação que é enviada para os destinatários. Ou seja, mesmo que seja com um design simples, o conteúdo do email deve ser pertinente.

Para os leigos, os sistemas de email marketing como o emailmanager oferecem uma série de Assistentes e Templates para auxiliar na construção das primeiras campanhas.

Relatórios

Uma das coisas que separa o email marketing de outras formas de marketing, como mala direta por exemplo, é a capacidade de rastrear resultados. O email marketing permite que você mensure as respostas e saiba exatamente o retorno financeiro desse investimento.

Fonte: Últimas do emailManager

Artigo anteriorLançado curso de Páginas no Facebook
Próximo artigoNegócio da China está na mira da Receita Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here