Faturamento publicitário da internet wm alta

A internet registrou entre janeiro e outubro deste ano faturamento publicitário de R$ 933,7 milhões, o que representou um crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com esse desempenho, mais uma vez ela foi o meio com maior expansão publicitária do País, conforme dados do Projeto Inter-Meios divulgados hoje.

O segundo em expansão foi a TV paga. Responsável por faturamento 26% maior que o de igual período de 2009, a TV por assinatura obteve R$ 804 milhões e participação de 3,8%.

A participação da internet no total de investimentos publicitários do Brasil agora é 4,41% – em setembro, era de 4,35%. Assim, essa mídia vai lentamente abrindo vantagem em relação ao rádio, que faturou R$ 879.029.882 e obtém 4,16% do chamado bolo publicitário.

Desempenho da mídia no País

Como tem sido a praxe, o crescimento dá internet se deu acima da média do total da mídia no País. O mercado publicitário brasileiro registrou faturamento de R$ 21,1 bilhões entre janeiro e outubro, o que representa expansão de de 20,6% sobre o mesmo período de 2009.

A liderança continua nas mãos da TV aberta: 63,2% e faturamento de R$ 13,4 bilhões, aumento de 25,7% em relação a 2009.

Comparação com 2009

O ritmo de crescimento atual é um pouco superior ao de 2009, ano em que os efeitos da crise financeira internacional deflagrada em setembro de 2008 foram muito sentidos, especialmente no primeiro semestre.

No ano passado, o total faturado pela internet foi de R$ 950,4 milhões, 25% acima do desempenho de 2008. Com esse resultado, a fatia da internet representou 4,27% do bolo publicitário brasileiro no ano passado.

O resultado de 2009 ficou próximo do que o Internet Advertising Bureau (IAB), entidade que representa as empresas do setor digital, havia projetado. A entidade esperava que a publicidade na internet brasileira alcançasse faturamento de R$ 1 bilhão.

É quase certo que, como ainda falta computar os dados de novembro e dezembro, o faturamento publicitário da internet ultrapase o bilhão de reais.

Fonte: IdgNow

Fonte: eCoopertec – Recife

Artigo anteriorNúmero de agências digitais aumenta 10% em 2010
Próximo artigoComo aumentar o posicionamento das marcas em sites de busca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here