Fazendo uma autoanálise do seu e-commerce

Fazendo uma autoanálise do seu e-commerce
Fazendo uma autoanálise do seu e-commerce

Sempre penso nas micro e pequenas empresas quando vou escrever, pois admiro muito essa nossa massa de empreendedores brasileiros que “não desistem nunca” e fico imaginando como posso dar a minha contribuição. Muitos micro e pequenos empresários não têm acesso a algum tipo de assessorias (consultores ou empresas especializadas), que fazem o trabalho de analisar o empreendimento digital e apontar os possíveis erros e as possíveis soluções.

Porém, é possível iniciar esse processo sozinho. Fazer uma análise do seu e-commerce pode ser mais simples do que você imagina: basicamente, basta se colocar no lugar do cliente.

Veja alguns itens que podem te ajudar a fazer uma análise da sua loja virtual, pontuar problemas e orientar com melhorias. A lista não acaba com a necessidade de um especialista para uma análise mais aprofundada, mas pode ser um bom primeiro passo.

O meu cliente sabe exatamente onde está?

Quando seu cliente está navegando na sua loja, e ela possui várias categorias e subcategorias, é fundamental demonstrar em que seção ele se encontra. Isso deve ser feito com títulos, sub-cabeçalhos ou um indicador de caminho, como Home >> Categoria >> Subcategoria >> Produto.

Meu cliente consegue filtrar suas pesquisas com liberdade?

Quando o internauta procura um item para comprar, alguns fatores podem ser mais importantes que outros, dependendo da pessoa, dos seus objetivos e do produto escolhido. Preço, tamanho, cor, mais comprados e fabricante são só alguns exemplos de filtros que devem estar disponíveis para seu usuário ficar à vontade e se decidir.

Meu cliente consegue ver todos os produtos de uma subcategoria ao chegar nela?

A menos que você tenha mais de 100 produtos dentro de uma sub-categoria, é interessante para o usuário poder ver todos eles em uma página só. Está provado que aqueles números abaixo da lista (Inicio – 2 – 3 – 4 – … – 10 – Fim) usados para paginação irritam e fazem com que os produtos do final da lista sejam prejudicados.

Meu cliente tem acesso à disponibilidade real daquele produto?

Imagine o seguinte: seu cliente está comprando um tênis e encontrou aquele que ele sempre quis. O site fez o serviço certinho e ele foi convencido a fechar a compra. Na hora de registrar o tamanho, o cliente descobre que aquele tamanho não está disponível. Pense só, não importa o que você faça depois disso, a boa experiência de compra já foi toda para o ralo e o sentimento de alegria se torna uma decepção sem tamanho.

Meu cliente precisa clicar quantas vezes até ter alguma informação sobre o produto?

Essa história de não colocar o preço na primeira página ou esconder as informações para mostrar somente na página especifica do produto também é um tiro no pé. É preciso aproveitar os espaços com sabedoria; uma idéia é sempre ter uma descrição curta próxima às fotos na vitrine e nas categorias principais, isso facilita muito na hora da compra.

Meu cliente consegue encontrar e utilizar a ferramenta de pesquisa?

Ter uma ferramenta de pesquisa visível é primordial para aqueles clientes que não gostam de ficar passeando por toda a loja e desejam ir direto ao ponto. Verifique se ela está bem situada (geralmente na parte superior direita) e se o seu funcionamento é fácil e eficaz.

Meu cliente consegue ver detalhes do produto?

As imagens devem estar em ótima qualidade, devem ser criadas por profissionais, uma opção de zoom de 2X ou 3X será um diferencial de sua loja.

Meu cliente tem acesso a todas as informações necessárias para fechar a compra?

Aconteceu comigo. Eu estava pesquisando uma pasta de zíper para meu notebook, achei várias boas mas não pude comprar, pois não sabia se o modelo do meu notebook encaixava com as especificações de tamanho da pasta. Isso era algo simples de resolver: bastava ter as informações de dimensões. Você deve sempre se antecipar às dúvidas de seus clientes e disponibilizar as informações em uma guia “mais detalhes”.

Meu cliente sabe as opções de entrega que temos, desde o início?

O cliente precisa saber as opções de entrega desde o início do processo de compra, bem como os prazos. A entrega expressa é uma ótima opção para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. A entrega expressa funciona assim: você delimita uma área da cidade e proximidades que poderá atender por moto ou pequenos veículos, calcula o preço desta comodidade e disponibiliza a opção ao cliente. Tenho certeza de que vários clientes pagam um pouco mais caro para ter seu produto no mesmo dia.

Meu cliente recebe mensagens de correio eletrônico com informações sobre o pedido?

Seu cliente deve receber uma mensagem com o resumo de toda a negociação logo quando finalizá-la; depois, a cada movimento, ele deve ser avisado, por exemplo se o financiamento foi aprovado ou se a mercadoria está a caminho e outras mensagens do gênero.

Conclusão

Existem muitos outros itens que podemos verificar em uma loja virtual, o segredo é se colocar no lugar do cliente. No final, todo esse esforço lhe trará clientes fidelizados, gerando o true buzz, uma valorização da sua marca digital e a consolidação do e-relacionamento.

Fonte: Blog do E-commerce

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