Identifique o perfil do consumidor online

Não basta somente ter um site de e-commerce bem estruturado, é importante conhecer bem o perfil do público para que ações de marketing sejam planejadas para atender esses consumidores.

Uma pesquisa feita nos EUA e Europa pela ExactTarget, traçou os perfis mais comuns de consumidores online nestas regiões e revelou que quase 40% dos consumidores, ao receberem um e-mail marketing, procuram mais informações nas redes sociais e nos sites de compras coletivas. Com base nos 12 perfis, a consultoria indica o nível do sucesso de uma campanha de marketing online. Lembrando que uma mesma pessoa pode fazer parte de mais de um grupo.

  • Círculo de confiança: 47% dos consumidores online. Estão interessados apenas em manter seus relacionamentos com familiares e amigos, mas não no desenvolvimento de novos relacionamentos. Gostam menos de e-mails promocionais e de mensagens enviadas por empresas.
  • Cautelosos: 33% dos consumidores, são normalmente muito seletivos sobre com quem se comunicam e que tipo de informação compartilham na web. Exigem privacidade e são muitos ativos nas redes sociais.
  • Candidato à informação: 33% dos consumidores online, que vão à web para encontrar e consumir informação. Um bom conteúdo no perfil da marca nas redes sociais é a melhor maneira de chamar sua atenção.
  • Entusiastas: 32% dos consumidores. Ativos no uso de tecnologias. Comunicam-se bastante e-mail e pela troca de mensagens nas redes sociais. Gostam de ser os primeiros a receber informações das marcas, mas exigem que essas informações sejam de boa qualidade e interessantes.
  • Caçadores: 30% dos consumidores online, procuram por ofertas e descontos em todos os canais disponíveis online: e-mail, Facebook, Twitter. Participam comentando artigos, produtos ou perfis de empresas.
  • Compradores: 24% dos consumidores. Seus interesses não estão limitados às transações online, mas aproveitam para comprar quando estão navegando. Normalmente pesquisam muito em sites de lojas estão mais interessados na qualidade que no preço.
  • Jogadores: 19% dos consumidores online. São interessados por tudo o que diz respeito aos jogos de videogame e normalmente têm baixo poder aquisitivo. O uso de redes sociais é feito especialmente para jogar e compartilhar experiências. Não são muito interessados em seguir as marcas nestas redes.
  • Borboletas Sociais: 13% dos consumidores online. Usam as redes sociais para conversar com seus amigos. Estão interessados em receber ofertas e preferem enviar e-mails a trocar mensagens pelo Facebook ou Twitter. São blogueiros ativos.
  • Negociadores: 8% dos consumidores, que procuram a internet para os negócios, procurando as últimas tendências, contatos profissionais e oportunidades de emprego através de redes como o LinkedIn. Usam o e-mail com frequência, mas não costumam seguir marcas na internet.
  • Amplificadores: Se conectam para educar e compartilhar recursos e informações com outras pessoas. São 7% dos consumidores online. 20% usam o Twitter diariamente e são 3 vezes mais fieis às marcas que o consumidor médio. Acreditam que o Facebook e o Twitter são a melhor maneira de se comunicar com as empresas.
  • Livro aberto: 6% dos consumidores. Normalmente não têm receios em exibir na web seus gostos, opiniões etc. São os maiores responsáveis pelos comentários inadequados ou muito controversos. Quanto às marcas, podem ser seus maiores defensores ou detratores.

Conhecer bem o público-alvo do seu negócio virtual é uma maneira muito eficiente de desenvolver ações estratégicas para garantir o sucesso do seu e-commerce.

Imagem: Striatic

Fonte: PagPedia » Blog

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