A importância das métricas para ações e campanhas de marketing digital

A importância das métricas para ações e campanhas de marketing digital
Métricas no Marketing Digital

Um problema que é constante com o advento das mídias e redes sociais é a impossibilidade ou desconhecimento de – muitas vezes – medir o retorno do investimento que a empresa fez em uma ação ou campanha digital.

Antes de iniciar o projeto de uma campanha, por exemplo, deve-se traçar o caminho a ser seguido, ou seja, fazer todo o planejamento. A campanha deverá ser baseada no objetivo do negócio, traçando os KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de Performance) para, então, após o início da execução da campanha, conseguir obter o ROI (Return On Investment – Retorno Sobre o Investimento) através de monitoramento e análise de dados (o chamado Buzz Intelligence).

Essas siglas nada mais são do que uma parte do plano estratégico traçado. Agora, sem entender como mensurar esses resultados, de nada servirá saber o significado delas.

As métricas são os números a serem considerados como positivos ou negativos nos resultados de uma campanha, seja ela no mundo off-line ou no digital (que poderá ser uma rede social, um site, etc.).

O ciclo é simples e consiste em:

  • Planejar a ação, tendo ela um propósito de acordo com o objetivo do negócio,
  • Definir os KPIs,
  • Coletar dados e monitorar e
  • Analisar dos dados coletados.

Uma vez que se tenha essas análises em mãos, os departamentos de marketing e financeiro saberão se o investimento resultou positiva ou negativamente para, então, manter, otimizar, modificar ou mesmo excluir a campanha.

Mas é simples assim? Quais métricas eu devo usar para as campanhas da minha empresa? Por qual o motivo as empresas não utilizam esse ciclo e entendem de uma vez se o investimento na mídia digital deu certo ou não? Eu tenho uma empresa que tem um site, mas eu não entendo desses termos. Como faço?

Seja o dono de uma empresa de qualquer porte, seja um profissional de comunicação, para você que tem ou administra alguma ação nos meios digitais, é importante entender como medir os resultados.

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