Jornalismo e Email Marketing

Nessa semana comemoramos o Dia do Jornalista e em homenagem à data queremos estender nossos parabéns a todos os profissionais que trabalham com comunicação social. Indo um pouco mais a fundo no conceito do jornalismo, contudo, podemos entender que o jornalista é fundamentalmente um comunicador, um responsável por transmitir informação para certo grupo de pessoas, seu público-alvo. Nesse sentido, todos que trabalhamos com email marketing, portanto, temos um pouco de jornalista também.

Jornalismo e Email Marketing

No email marketing trabalhamos com comunicação voltada a um grupo específico de pessoas, aproximando a informação de quem se beneficiará dela. Assim como no jornalismo, é um trabalho intersemiótico, ou seja, que utiliza vários códigos e meios como texto, video, som, imagem, etc. As semelhanças são muitas entre os dois tipos de comunicação praticadas por jornalistas e por profissionais de email marketing.

Jornalismo e Email Marketing

O que diferencia o email marketing do jornalismo, entretanto, é que o primeiro tem objetivos assumidamente comerciais enquanto que o segundo (ao menos em teoria) não os tem. É basicamente a palavra ‘marketing’ do email marketing que define bem essa diferença, mas, é claro, há muito espaço para manga nessa discussão.

Jornalismo e Email Marketing

Não é nosso objetivo definir a profissão de jornalista ou entrar em qualquer polêmica. Queremos sim parabenizar todos os jornalistas, inclusive os que trabalham diretamente com email marketing (e são muitos), e estender esse parabéns a todos que, de uma forma ou outra, trabalham com comunicação. Fica a nossa homenagem então!

Fonte: Últimas do emailManager

Jornalismo e Email Marketing
Avalie este artigo