Conquistar a maior fatia do mercado: Negócios B2B e os sites de busca

As competições mercadológicas continuam a impulsionar o mercado que vivemos hoje, com mais de 6 bilhões de pessoas e milhões de negócios on e offline. E analisar os movimentos desse mercado, investir no planejamento de como a sua empresa vai fazer para se destacar e na definição de quais pessoas estarão coordenando esse processo, são o início da ação.

O plano de ação para alcançar o seu consumidor, por sua vez, deverá levar em conta como esse consumidor vai achar a sua empresa.

A era digital e as plataformas de busca

As pessoas procuram o que querem por meios simples e diretos. Há alguns anos, as páginas amarelas eram os diretórios mais funcionais para se encontrar uma empresa. Até então, vivíamos uma estagnação de foco nos processos empresariais na entrega de produtos, com pouca interação com o consumidor/usuário.

A rápida evolução do meio digital proporcionou um ambiente onde o consumidor aumenta sua influencia nas interações com as empresas e na escolha. Os sites de busca atuam como ferramenta fundamental nesse novo mercado em que o consumidor tem um leque maior de informações sobre produtos, serviços, e empresas e passa a interagir com estas.

Google, Yahoo! e Bing, entre outros, merecem especial atenção dos empresários. Estar na primeira página de resultados desses sites não é simples, mas não é impossível.

Os mecanismos de busca são desenvolvidos com a finalidade de entregar o melhor resultado, ou o encontro perfeito, para o que o usuário está procurando. A indicação de quais sites são os mais relevantes para determinada busca é feita através de algoritmos que são constantemente alterados para usar da melhor forma a inteligência coletiva da própria Web.

Marketing em sites de busca

Em 2005, um grupo de empresas realizou um estudo que mediu o direcionamento dos olhos de um grupo de usuários, nos sites de busca. Os resultados demonstraram que a página de resultados orgânicos, é mais valiosa do que os anúncios pagos conhecidos como Links patrocinados.

Milhares, ou mesmo milhões de sites competem diariamente pela mesma colocação na 1ª. página de resultados dos principais sites de busca.

Otimização da indexação na busca orgânica ou SEO – Search Engine Optimization

SEO é uma atividade constante que envolve conteúdo apropriado e bem descrito, que a partir de algumas técnicas, forneça a adequada popularidade na Web. O processo é embasado em 3 grandes atividades:

Conteúdo – é a parte mais importante da estratégia de SEO. Planejamento, qualidade e relevância, e o equilíbrio de conteúdo para short-term (blogs, hotsites, forums) e long-term (conteúdo estático do portal) são a base do sucesso para a indexação.

1. Focar em: informação nova e relevante; respostas/soluções para dúvidas/buscas; ser referência na informação;
2. Definir o conteúdo que será indexado e o que não será;
3. Definir conteúdos curtos e de rápida indexação como blog, release, testemunhais, RSS;

Pesquisa de Palavras-chave – mecanismos de busca registram as palavras mais buscadas e relevantes e indexam os sites cujo conteúdo/semântica incluem essas palavras.

1- Otimizar o conteúdo, incluindo no contexto as palavras-chave mais procuradas;
2- Estabelecer presença nos mecanismos de busca gradualmente (1 palavra por página);
3- Balancear o mapeamento das palavras-chave entre as mais concorridas (maior competitividade e menor taxa de conversão) e as menos concorridas (maior taxa de conversão e menor competitividade).

Link-buiding – sites com conteúdos relevantes e com propriedade tendem a ser replicados por outros sites ou blogs. Quanto mais estruturado estiver o site maior a probabilidade de outros sites indicarem ele e, consequentemente, gerar aumento de tráfego.

1- Criar textos ancora com significado relevante para os links inseridos nas páginas do site;
2- Estabelecer uma estratégia consistente para conteúdo em Redes Sociais;
3- Fazer parcerias com sites cujo conteúdo seja de confiança dos sites de busca, como universidades

Links patrocinados ou PPC – Pay per click

Links patrocinados são campanhas focadas em palavras-chave procuradas que agilizam a aparição do site na primeira página de resultados. O processo é baseado em um constante leilão online, baseado em preço por clique. Pode bem ser empregado como estratégia para assuntos/necessidades determinados, já que o custo é por clique e não pela exposição (impressões).

É dispensável falar sobre a importância de se atuar com clareza e consistência no mundo digital, pois não é novidade. O mais importante é investir na ação e começar, já. Essa não é mais uma onda, muito menos uma marola. Essa é “a” onda e é melhor estar na crista dela.

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