O novo consumidor do e-commerce

O padrão de consumo da população muda a cada dia e o mercado precisa se adequar a esses novos hábitos. O perfil do novo consumidor é facilmente identificado hoje, é o tipo de pessoa que tem fácil acesso à informação através da internet, compara preços em lojas virtuais do mesmo segmento, está atento a tudo o que é dito nas redes sociais e utiliza diversas ferramentas disponíveis no ambiente virtual que influenciam diretamente na hora da sua escolha.

No primeiro semestre de 2010, a consultoria e-bit registrou a entrada de 2,4 milhões de consumidores para o mundo das compras virtuais. Esse adicional contribuiu para a base dos clientes que já fizeram ao menos uma aquisição pela internet chegar a 20 milhões de pessoas.
Os novos clientes recebem inúmeras informações diariamente e por isso se tornaram muito mais exigentes do que o consumidor offline. Por este motivo, é importante que as lojas virtuais respeitem e considerem a opinião do consumidor como algo fundamental e também conheçam o seu público-alvo para sempre vender muito bem.

Este novo tipo de consumidor quer compartilhar experiências, criticar, sugerir, opinar, reclamar e também quer saber sobre as opiniões dos outros consumidores que passaram pela mesma experiência de compra para, então, decidir se deve ou não fechar negócio.

Felipe Martins, fundador e presidente da empresa Dotstore afirma que “sem a ajuda de vendedores, surgiu um novo modelo de serviço de vendas, pois o novo consumidor tem a necessidade de procurar outros consumidores com preferências semelhantes para comprar os produtos desejados, decidindo qual atitude tomar, de acordo com as informações que conseguiu através de diversas fontes.”

Portanto, atualmente, para atingir esses novos consumidores e garantir que eles saiam satisfeitos, é importante disponibilizar espaços para comentários nas páginas dos produtos, assim, acontecem as trocas de experiências e as informações técnicas do que é oferecido ficam muito mais completas por agregarem a opinião de quem já adquiriu o produto.

Boas vendas!

Fonte: Blog da Dotstore

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