O que é Marketing de Afiliados e como ele funciona

Se você ainda não sabe o que é marketing de afiliados e como ele funciona, não se preocupe, pois neste artigo vamos explicar todos os aspectos desta estratégia de marketing digital.

O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing digital utilizada por empresas e até mesmo empreendedores digitais para aumentar as suas vendas através de uma rede de sites parceiros.

Com estra estratégia, até mesmo grandes lojas virtuais, consideradas gigantes do mercado, como Amazon, Submarino e Magazine Luiza, aumentam a capilaridade da sua estrutura de vendas, através de anúncios remunerados em blogs, sites de conteúdo e redes sociais.

É uma estratégia de marketing digital que vem conquistando um número cada vez maior de adeptos em todo mundo, pois sua implementação é relativamente simples de ser implementada e altamente eficiente.

Saber o que é marketing de afiliados não é importante apenas para quem deseja aumentar suas vendas. Para quem deseja ganhar dinheiro na Internet, esta também é uma ótima opção, pois eles remuneram os sites e blogs que veiculam seus anúncios.

Os Programas de Afiliados, sistema que paga uma comissão para os sites que veiculam as ações de marketing de afiliados, são a principal fonte de monetização de muitos sites, blogs e até mesmo lojas virtuais.

O resultado disso é que todos ganham, tanto as empresas que aderem a esta estratégia quanto sites que veiculam estes anúncios. É o típico negócio “Ganha Ganha”.

Para deixarmos a explicação sobre o que é marketing de afiliados a mais didática possível, nos propusemos a responder a seis perguntas que julgamos serem mais comuns sobre este assunto:

1 – O que é Marketing de Afiliados e como ele funciona?
2 – Quais as vantagens do marketing de afiliados para anunciantes?
3 – Qual a diferença entre Marketing de Afiliados e Programas de Afiliados?
4 – Que tipo de empresas utilizam o marketing de afiliados?
5 – Qual o custo de uma estratégia de marketing de afiliados?
6 – Quais as vantagens do marketing de afiliados para os participantes dos programas de afiliados?

Vamos então às respostas para cada uma destas perguntas e deixar claro de uma vez por todas o que é marketing de afiliados e como eles funcionam.

1 – O que é Marketing de Afiliados e como ele funciona?

Como dissemos anteriormente, esta é uma estratégia de marketing digital que vossa diversificar os canais de vendas de um negócio, através da inserção de anúncios em outros sites e blogs, que são remunerados por desempenho.

A estrutura é muito simples. A empresa cria um Programa de Afiliados e oferece este programa a proprietários de sites, blogs ou lojas virtuais. Estes afiliados irão acessar a plataforma de afiliados e irão gerar links exclusivos para colocarem em seus sites.

Quando um visitante do site parceiro clica naquele anúncio e vai até a loja patrocinadora do programa de afiliados e realiza uma compra, um percentual deste valor será repassado ao afiliado na forma de uma comissão sobre a venda.

Em nosso Curso de Marketing Digital, no módulo onde explicamos o que é marketing de afiliados, faço sempre a comparação desta estratégia com o comissionamento de um vendedor no ambiente físico, transportado para o ambiente online.

Na Internet, ao invés d termos vendedores físicos, temos na verdade diversos sites e blogs atuando como vendedores virtuais, e sendo remunerados pelas vendas que são realizadas através dos anúncios veiculados em seus sites.

2 – Quais as vantagens do marketing de afiliados para anunciantes?

Agora que já vimos o conceito original sobre o que é marketing de afiliados e seu funcionamento, vamos ver quais são asa vantagens de adotar esta estratégia de marketing digital.

Para nós, a grande vantagem para anunciantes é justamente aumentar a capilaridade dos seus canais de vendas através da construção de uma “rede de vendedores” espalhados pelos mais diversos canais de marketing online.

Além disso, como o marketing de afiliados remunera os participantes dos programas por desempenho, ou seja, só paga uma comissão se as pessoas comprarem os produto ou serviço, você terá uma rede extremamente comprometida com resultados, no que chamamos de uma estratégia de Marketing de Desempenho.

3 – Qual a diferença entre Marketing de Afiliados e Programas de Afiliados?

Essa é uma pergunta muito comum, pois para quem nunca ouviu falar de marketing de afiliados e programas de afiliados, parece tudo a mesma coisa, mas não é.

  • O Marketing de Afiliados é a estratégia em si, ou seja, a criação da estrutura de remuneração por vendas a ser disponibilizada para que outras pessoas e empresas possam anunciar os produtos da empresa que oferece essa ferramenta.
  • Os Programas de Afiliados são o resultado finais desta estratégia, ou seja, a plataforma que é disponibilizada pela empresa, para que proprietários de sites, blogs e lojas virtuais possam se cadastrar, gerar e divulgar seus links de afiliados.

As empresas estão sempre em busca dos melhores afiliados, os mais bem estruturados. Já os afiliados então sempre em busca dos melhores programas de afiliados, aqueles que remuneram melhor e com produtos mais vendáveis.

4 – Que tipo de empresas utilizam o marketing de afiliados?

A estratégia de marketing de afiliados é utilizada pelos mais variados tipos de empresas, como lojas virtuais, empresas que oferecem cursos online, portais de hospedagem e turismo, empresas de prestação de serviços, desenvolvedores de aplicativos e até mesmo bares e restaurantes.

Como eu disse anteriormente, saber o que é marketing de afiliados é importante também para quem deseja ganhar dinheiro online, como por exemplo, desenvolvedores de infoprodutos, como cursos e e-books.

Para não terem que montar sua própria estrutura de marketing de afiliados, muitos deles recorrem a plataformas de afiliados, como a Hotmart e Monetizze, para venderem seus infoprodutos no sistema de comissionamento dos afiliados que participam da plataforma.

5 – Qual o custo de uma estratégia de marketing de afiliados?

Agora que você já sabe o que é marketing de afiliados, talvez esteja interessado em seguir por este caminho para a divulgar seus produtos ou serviços e gerar mais vendas para o seu negócio, mas a sua dúvida é o investimento necessário para isso.

Neste caso você terá duas opções. Ou você cria o seu próprio programa de afiliados, o que em alguns casos é relativamente simples, ou então parte para se associar a uma plataforma de afiliados.

Se você tem um site ou blog, e até mesmo uma loja virtual criada com a plataforma WordPress, poderá utilizar um plugin específico para isso, como o Ultimate Affiliate Pro, que é o que utilizamos aqui na Academia do Marketing. O custo é de U$ 59.

A outra opção é a de se associar a uma plataforma de afiliados como a Awin ou então a Lomadee, mais indicadas para venda de produtos físicos, e neste caso pagará uma comissão a estas plataformas, que gira em torno de 15% do valor que é remunerado o afiliado.

6 – Quais as vantagens do marketing de afiliados para os participantes dos programas de afiliados?

Esta é a resposta mais fácil de ser respondida. A grande vantagem para os participantes dos programas de afiliados é justamente poderem ganhar dinheiro na Internet através de um modelo de negócio fácil de ser implementado.

Para a monetização de blogs e sites, quem sabe o que é marketing de afiliados e como funciona, só precisa ter uma boa plataforma para divulgação de links de afiliados e se tornar um afiliado dos diversos programas existentes.

Em nosso Curso de Marketing de Afiliados Avançado, muitos participantes ficam impressionados com a variedade de modelos de negócios que podem ser implementados usando esta forma de monetização.

É um negócio que tanto serve para quem deseja apenas ganhar uma renda extra na internet, quanto para quem deseja tornar esta sua fonte de renda principal de renda e deseja começar um negócio com programas de afiliados.

Agora que você já sabe o que é marketing de afiliados, o que acha de agregar esta ferramenta à divulgação do seu negócio, ou então ganhar dinheiro online com programas de afiliados?

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

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