Por Maria Fernanda Lacerda Pereira

O que te motiva a clicar no lendário botão “Curtir” do Facebook? Seria uma identificação com o tema, com os valores e atitudes que ele representa? Ou talvez uma simples concordância com o que foi dito? Uma foto quem sabe…

A verdade é que os motivos são muitos e variam entre as pessoas. O importante para as marcas é saber como atingir seu consumidor e uma boa maneira de analisar o tema é considerar a lista das marcas preferidas no Facebook – fornecida pela Facebakers.com, empresa especializada em estatísticas do Facebook. Segue lista das cinco marcas preferidas no Brasil nos últimos três meses:

NIKE FUTEBOL – com 191.072 fãs
AZUL Linhas Aéreas
– com 114.419 fãs
BlackBerry Brasil
– com 65.403 fãs
Smirnoff Brasil
– com 57.942 fãs
Camiseteria
– com 40.412 fãs

Muito bem. Reparem algumas semelhanças entre as marcas: focam o público jovem (e o próprio público jovem é a maioria no Facebook), são marcas líderes e consolidadas através do conceito de Lovemarks de Kevin Roberts (veja mais detalhes aqui), integram diversas redes sociais à sua página e exceto a Smirnoff, tem na tecnologia um fator diferencial, dialogam com seus fãs e geram buzz.

Ok. Você deve estar pensando que o seu produto não é assim tão cool para gerar tanto impacto. O apelo de uma marca de pregos, por exemplo, tende a ser infinitamente menor. O ponto aqui é que você precisa traçar o perfil tecnológico do seu público-alvo

Pergunte ao pessoal que freqüenta sua loja, faça uma pequena pesquisa pela Internet, e-mail, ou até qualitativamente, e descubra que tipo de meio digital eles mais usam. A partir daí desenvolva um forma de oferecer serviços úteis ao consumidor através dessa plataforma. Nem sempre o Facebook é o caminho ideal, mas se for: use e abuse!

Se o seu ramo não é dos mais interessantes, ofereça ajuda de qualidade sobre temas relacionados e dificilmente não vai gerar buzz.

O importante é estar presente on-line para ouvir e se mostrar ao seu consumidor. Nem sempre o número de fãs é o melhor indicador para o seu negócio, analise com cuidado e mãos à obra!

Abraços e aguardo opiniões!

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here