Overselling nos provedores de hospedagem

Overselling nos provedores de hospedagem causa prejuízos aos clientesNa indústria de hospedagem de sites Overselling é o termo utilizado para definir quando uma empresa fornece serviços e recursos que, se num dado momento todos os seus clientes utilizassem da totalidade dos serviços anunciados ocorreria uma situação insustentável que levaria a falhas críticas no servidor. Normalmente o “overselling” diz respeito ao uso de espaço em disco e ao tráfego de dados mensal.

Por exemplo: Se uma empresa de hospedagem dispõe de 100Gb de espaço no servidor e tem 20 clientes fornecendo a cada cliente 5Gb de espaço, então a empresa está praticando overselling.

O overselling é antes de mais nada uma estratégia de gerenciamento de recursos, que quando bem administrada pode dar resultados. No exemplo acima, é oferecido 5Gb de espaço para cada cliente mas se só tiver 20 clientes a empresa constatará que nem todos eles usarão os 5Gb ficando assim muito espaço em disco que ainda pode ser utilizado. Neste caso as empresas optam por correr um certo risco e “vender” mais pacotes para aquele mesmo servidor. O prognóstico é que nem todos os clientes usarão a totalidade do espaço que contrataram “liberando” assim recursos para outras contas.

Esta prática é muito usada nas telecomunicações, por exemplo. Estas empresas têm milhões de clientes mas nem todos vão realizar chamadas simultâneamente. Se isso acontecesse a infraestrutura não aguentaria. No entanto na realidade é praticamente impossível que esta situação ocorra.

A técnica é válida, mas precisa ser bem administrada

Portanto o uso do Overselling não é totalmente negativo se for acompanhado de perto por técnicos e serviços de monitorização que facultem a todos os clientes aquilo que eles realmente adquiriram permitindo assim a maximização dos recursos dos provedores de hospedagem. O problema, é que no Brasil, não é bem assim que as coisas acontecem.

Acreditamos que a maior parte das grandes empresas desta indústria usa o “overselling”. Elas hospedam milhares de sites num único servidor prometendo espaços e transferência de dados ilimitados. Algumas destas companhias conseguem gerir muito bem os seus recursos “tirando” de uns e “oferecendo” a outros mantendo assim todos os clientes satisfeitos.

Alguns problemas podem ocorrer devido ao uso desta estratégia:
  • A velocidade de carga das páginas diminui
  • O servidores podem ficar instáveis
  • O downtime pode aumentar
  • Demora na resposta por parte do suporte técnico
Algumas técnicas usadas pelas empresas:
  • Largura de banda e espaço em disco rigorosamente monitorados em cada servidor
  • Mudança de servidor para sites que apresentem números críticos
  • Alteração mensal da largura de banda contratada para o datacenter de acordo com o acréscimo de clientes
  • Contratação de pessoal técnico em caso de aumento súbito de clientes

Fonte: Blog do E-Commerce

Artigo anteriorConstruindo uma loja virtual com personalidade
Próximo artigoSaindo do armário para a Internet – O nicho GLS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here