Plano de Gestão – Sua loja virtual rumo ao sucesso

Plano de Gestão - Sua loja virtual rumo ao sucessoHá inúmeras ferramentas de gestão de negócios que podem ser adaptadas e utilizadas para o planejamento de seu e-commerce. De forma simples, é possível estabelecer parâmetros e criar situações que valorizem seu empreendimento.

Diante disto, apresentaremos uma das técnicas mais utilizadas quando o assunto é soluções de problemas e planejamento de negócios: o 5W2H. Aparentemente não comunica nada, mas destrincharemos esta sigla e você verá a diferença quando a mesma for aplicada em sua loja e principalmente na elaboração do seu Plano de Negócios para e-commerce.

Os 5W’s

What? – O que será feito

Nesta etapa, o lojista deve estabelecer aquilo que precisa ser feito, seja identificar público-alvo, conquistar mais consumidores, definir a personalização do layout, comprar palavras-chave, etc. Assim fica mais fácil manter o foco.

Why? – Por que será feito

Em seguida, destaque a justificativa de cada ação; apresente os motivos pelos quais tais ações devem ser realizadas. Dessa forma, será mais simples estabelecer prioridade entre as mesmas.

Where? – Onde será feito

Identifique onde a ação será feita, qual o local: são nas mídias sociais? Através de e-mail marketing? Acontecerá na home da loja ou em departamentos personalizados?.

When? – Quando será feito

Estabeleça, nesta questão em que momento a ação será feita, inclusive com o prazo para finalização da mesma. Trabalhar com um cronograma facilita o planejamento da ação, bem como a mensuração dos resultados.

Who? – Por quem será feito

Apresente quem será o responsável pela ação, se você, lojista, outro colaborador, ou mesmo uma empresa terceirizada. Fica mais simples realizar o acompanhamento da mesma.

Os 2H’s

How? – Como será feito

Neste passo, indique como a ação será feita, qual será o método utilizado. Por exemplo: para atrair clientes, será feita um promoção no Facebook, através de um sorteio entre os internautas que curtem a página, etc.

How much? – Quanto custará

Por fim, o lojista deve ter em mente, quanto gastará para realizar cada ação, por isso, indica-se estabelecer uma previsão orçamentária, visando tanto os investimentos a serem feitos, quanto os retornos estimados. O planejammento do marketing digital é essencial e apontado como um dos grandes erros de um plano de negócios para e-commerce.

Estabelecendo as prioridades de ações que o lojista deve tomar, bem como entendendo por onde começar as aplicações, correções e investimentos, será muito mais simples alavancar seu empreendimento e conquistar o sucesso! Planeje-se, aplique o 5W2H em sua loja virtual !

Artigo anteriorBuying Behavior como aliado contra fraudes no e-commerce
Próximo artigoComo montar um e-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here