De quantos domínios o seu site precisa?

Uma estratégia adotada por muitas empresas é o registro de uma grande quantidade de domínios para proteger suas marcas e produtos. É uma estratégia correta que deve ser adotada por todos que pretendem iniciar um projeto sério na Internet. Vou dar alguns exemplos.

Digamos que a sua empresa se chama “Exemplo Ltda.” Sua empresa produz celulares. O nome do celular que você produz é R200.

1) Registre todas as variações do nome da sua empresa. No caso do nosso exemplo temos que registrar o domínio exemplo.com.br. Se o nome tivesse acentuação também seria importante registrar com acentuação pelo registro.br. No caso dos domínios internacionais será importante registrar o exemplo.com e exemplo.net Como se trata de celular é importante também registrar o exemplo.mobi. A extensão .mobi é destinada a sites para celular.

2) Tente imaginar se existe a possibilidade de erros de digitação e erros de português. Registre o nome dos domínios com erros que você acredita serem comuns. No nosso caso um erro que poderia acontecer seria o ezemplo.com.br e exenplo.com.br, exempo.com.br. Você deve criar uma página para cada domínio informando o cliente o endereço correto do site e redirecionando o acesso para sua primeira página.

3) Registre o nome do nicho ou segmento de mercado que você atua. No nosso exemplo iremos registrar o domínio celular.com.br.

4) Registre o nome do seu produto. No caso iremos registrar r200.com.br, r200celular.com.br, celularr200.com.br.

5) Registre o plural de todos os nomes quando for possível. Iremos então registrar o exemplos.com.br, exemplos.com, celulares.com.br e celulares.com. É incrível como as pessoas confundem domínios no plural e no singular.

6) Se algum nome possui acentuação é importante registrar o domínio acentuado. O registro.br permite este tipo de registro. Eles aceitam domínios com à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç. É necessário um registro separado para domínio com e sem acentuação.

O que fazer com tantos domínios?

No caso do domínio que utiliza o nome da sua empresa .com, .net, .mobi e as variações com acentuação e no plural devem ser direcionados para a primeira página do seu site. A melhor forma de direcionar é utilizando o redirect 301 do Apache. Consulte sua empresa de hospedagem para que seja feito desta forma.

Já o domínio com o nome do seu produto e seguimento de mercado é importante direcionar os acessos para páginas que falam do produto ou lista de produtos que você oferece.

Dependendo da sua atividade e da quantidade de produtos de nomes destintos que você possui poderá ser necessário o registro de dezenas e dezenas de domínios. O custo deste registro de domínio com certeza será inferior aos prejuizos que você terá caso estes domínios sejam registrados por um concorrente ou por uma pessoa mal intencionada.

Artigo anteriorAs funções de um Gerente de E-Commerce
Próximo artigoAs fases do SEO no e-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here