Seja persuasivo ao escrever para a web!
Não importa onde você escreva, seja em blogs, relatórios de desempenho, trabalhos de aula ou onde for: você precisa ser persuasivo.
Quando você escreve bem e de forma persuasiva, tem a intenção de formar ou mudar a opinião de alguém sobre os assuntos que você irá abordar. Claro que dispor de fatos, indicadores e estatísticas facilita, mas, mesmo em questões de opinião, é possível persuadir.
Para isso, existem algumas técnicas simples que podem ajudar a sua tarefa de convencimento, como as mencionadas no artigo “Persuasive Writing for Students, Webmasters, Bloggers, and Everyone Else”:
- Seja sucinto: sucinto não é sinônimo de curto. Escreva quanto for necessário, mas remova toda linguagem desnecessária. Concentre-se nos seus substantivos e verbos, e economize advérbios e adjetivos.
- Seja assertivo: deixe claro que você assume inteiramente a validade daquilo que está declarando. Não pergunte; afirme. Remova as reticências e substitua por declarações.
- Deixe o texto amadurecer: aguarde o tempo que for necessário entre terminar a versão inicial e iniciar o processo de revisão. E revise até estar satisfeito com a qualidade do produto final. Só aí, publique.
- Una a razão e a emoção: apresente sua opinião sobre a situação atual, mas também faça propostas.
- Mantenha a simplicidade: se você quer convencer, precisa ser entendido. Escreva na ordem direta, evite palavras difíceis, e reescreva seus parágrafos até que eles fiquem suficientemente encadeados de forma lógica.
Fonte: Coletivo Mídia Boom