SEO em lojas virtuais ‚Äď Otimiza√ß√£o de e-commerce

A aplica√ß√£o das t√©cnicas de SEO em lojas virtuais √© sem sombra de d√ļvida uma das principais etapas do marketing digital para divulga√ß√£o de um e-commerce.

√Č sabido que os acessos originados que t√™m como origem a √°rea de busca org√Ęnica s√£o os de maior potencial de convers√£o em uma loja virtual.

Portanto, estar em destaque nesta √°rea √© fator fundamental para o com√©rcio eletr√īnico.

O processo de SEO em lojas virtuais, muitas vezes é relegado a um segundo plano durante a criação de um e-commerce, o que é um erro gigantesco.

Esse é um processo, que para funcionar mesmo, deve ser iniciado já na própria estrutura do e-commerce.

A import√Ęncia do SEO em lojas virtuais

A divulga√ß√£o de uma loja virtual passa necessariamente por diversas dimens√Ķes do marketing digital, e o marketing de busca √© sem d√ļvida uma das das principais.

Pensar em uma loja virtual de sucesso sem um bom posicionamento nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, é simplesmente uma utopia.

Estatisticamente, os acessos de uma loja virtual, que t√™m como origem a parte de busca org√Ęnica das p√°ginas de respostas (SERP) dos grandes buscadores, apresentam a maior taxa de convers√£o de todos os canais utilizados normalmente em a√ß√Ķes de marketing digital para e-commerce. D√° para ficar fora dessa?

√Č por isso que o SEO em lojas virtuais ocupam um espa√ßo especial na hora de estruturarmos uma estrat√©gia de marketing no e-commerce. O objetivo √© sempre conquistar as melhores posi√ß√Ķes poss√≠veis nas p√°ginas de respostas do Google.

Mas não se iluda, pois colocar uma loja virtual nos primeiros lugares do Google não é tarefa fácil, nem é coisa imediata.

Otimizando suas loja virtual para ferramentas de busca

O primeiro passo no processo de otimização do e-commerce para ferramentas de busca não está em nenhuma técnica de SEO, mas sim na compreensão do seu futuro cliente e seu processo decisório até a realização efetiva da compra.

Uma das tarefas básicas para o processo de SEO é a escolha das palavras-chave que deverão ser otimizadas, mas esta escolha não é aleatória, como muita gente imagina.

Ao selecionarmos um conjunto de palavras-chave, devemos levar em consideração o estágio do processo de busca e decisão em que o usuário está, para podermos escalonar as palavras de Head, Middle e Long Tail.

Não se trata apenas da aplicação das técnicas de SEO, mas de compreender o papel dessa dimensão do Search Marketing no processo de comunicação da loja com o internauta, de forma a conseguir o máximo do potencial que ela oferece.

SEO em Lojas Virtuais

O SEO em lojas virtuais precisa começar pela base

Uma boa estrutura de SEO no e-commerce precisa começar já pela estrutura da própria loja virtual.

Um bom trabalho de otimização de lojas virtuais para ferramentas de busca é desenvolvido sobre três pilares:

    • Otimiza√ß√£o da estrutura da loja virtual em sua vitrine, departamentos e p√°gina de detalhes;
    • Otimiza√ß√£o On Page atrav√©s das diversas t√©cnicas dispon√≠veis para SEO no e-commerce;
    • Otimiza√ß√£o Off Page com aplica√ß√£o de t√©cnicas de link building fechando o trabalho de otimiza√ß√£o.

√Č por isso que em nosso curso de e-commerce chamamos aten√ß√£o para a import√Ęncia de incluir o¬†projeto de SEO em seu planejamento b√°sico do e-commerce, para que mais tarde voc√™ n√£o tenha que praticamente refazer o site para poder ter um bom posicionamento nas ferramentas de busca.

Muitas lojas acabam tendo que reestruturar todo o site quando percebem que não estão conseguindo destaque nas páginas de respostas dos buscadores justamente por esquecerem que SEO no e-commerce começa pela base.

Planejamento da estrutura da loja

O primeiro passo no trabalho de SEO em lojas virtuais est√° justamente no planejamento da estrutura da loja.

A rela√ß√£o entre p√°ginas como vitrine, departamentos e se√ß√Ķes e as p√°ginas de detalhes de produtos √© de suma import√Ęncia para um bom posicionamento nas p√°ginas de resultados do Google.

Uma aten√ß√£o especial deve ser dada a estrutura das URLs amig√°veis nestas tr√™s dimens√Ķes.

Como plataformas de e-commerce s√£o sistemas din√Ęmicos, √© importante analisar de que forma o sistema monta os endere√ßos das diversas p√°ginas para que possamos trabalhar essa estrutura, no que chamamos de SEO Estrurural.

Nessa etapa do processo de SEO em lojas virtuais, trabalhamos para que a própria estrutura do e-commerce possa extrair o máximo possível em termos de palavras-chave para os buscadores, sempre tendo em mente o momento de busca do usuário.

Na etapa de diretrizes de SEO do seu projeto de e-commerce é necessário deixar bem claro qual é a função de cada dimensão da sua loja e quais os tipos de palavras-chave serão o foco da otimização.

O trabalho de SEO na p√°gina de detalhes de produtos

Outro ponto crítico do SEO em lojas virtuais é a página de detalhes de produtos. Afinal de contas, ela é o objetivo final do funil de conversão de um e-commerce, e por isso merece uma atenção especial.

No caso das p√°ginas de detalhes, precisamos pensar seriamente nos elementos de SEO¬†que comp√Ķem sua estrutura para podermos realizar um bom trabalho de SEO On Page.

Nessa etapa vamos focar particularmente nas meta tags e nas tags de HTML, que v√£o exercer um papel fundamental em termos de posicionamento nos buscadores.

Como exemplo, uma atenção especial deve ser dadas às seguintes tags:

    • Meta tag Title, uma das mais importantes em qualquer processo de otimiza√ß√£o;
    • Meta tag Description, que funciona como um verdadeiro an√ļncio no snippet exibido nas p√°ginas de resposta;
    • Meta tag Keywords? Esque√ßa, ela foi aposentada por tempo de servi√ßo h√° muito tempo;
    • Tags de destaque como H1, H2 e H3;
    • Tags de √™nfase como negritos e it√°licos.

√Č importante destacar que n√£o estamos falando unicamente da presen√ßa destes elementos na p√°gina, mas tamb√©m na sua disposi√ß√£o e ordem de leitura quando os rob√īs dos buscadores visitam a sua p√°gina.

O trabalho de SEO no e-commerce deve levar em consideração também outros elementos da página de detalhes de produtos, como a imagem, seu nome de arquivo e a tag Alt, que deve estar presente na imagem, complementando a descrição do produto.

SEO no E-commerce

SEO na página de descrição de produtos

Outro fator importante no processo de SEO em lojas virtuais é a descrição dos produtos em si.

Essa descri√ß√£o deve ser √ļnica e exclusiva, caso contr√°rio, voc√™ poder√° ter s√©rios problemas para ver seus produtos listados no Google.

Nada de copiar a descrição feita pelo fabricante. Esse é um dos principais erros de SEO no e-commerce que você deve evitar a todo custo.

Reparou que no item anterior mencionei que a meta tag keyword foi aposentada? Pois é, o próprio Google é quem escolhe as suas palavras-chavme mais relevantes em função do seu texto descritivo, por isso tanta preocupação com este item.

Por isso mesmo é importante que no ttrabalho de SEO em lojas virtuais você seja meticuloso, para que você consiga passar para o Google as palavras pelas quais você deseja ser encontrado.

Para saber mais sobre essa etapa crítica do processo de SEO em lojas virtuais, sugerimos que você leia o nosso artigo SEO na Descrição de Produtos no E-commerce.

SEO Off Page

Nessa terceira etapa do trabalho de SEO em lojas virtuais nosso objetivo é buscar links externos à loja que apontem para nossas diversas páginas.

Isso é o que chamamos de SEO Off Page, ou seja, a criação de popularidade online para as páginas da loja.

Voc√™ pode conseguir esses links em publica√ß√Ķes de blogs relacionados aos produtos que voc√™ vende, nas pr√≥prias redes sociais e outras fontes de links de qualidade que voc√™ tiver acesso.

Padronização do SEO em lojas virtuais

Fugindo um pouco da parte t√©cnica e abordando mais especificamente a parte gerencial do SEO no e-commerce, recomendo que seja criado um padr√£o para o processo de otimiza√ß√£o em todas as inst√Ęncia.

A cria√ß√£o de um roteiro de otimiza√ß√£o ajuda a dar uniformidade e continuidade aos padr√Ķes de otimiza√ß√£o das diversas p√°ginas, se√ß√Ķes e departamento da loja.

Em situa√ß√Ķes como troca da plataforma de e-commerce ou adapta√ß√£o a uma determinada altera√ß√£o no algoritmo do Google, a reformula√ß√£o fica muito mais f√°cil, poupando tempo e dinheiro.

Como você pode verificar, o processo de SEO em loja virtuais envolve literalmente dezenas de fatores e detalhes, por isso mesmo, meu sincero conselho é que você se prepare tanto tecnicamente como estruturalmente.

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