Social Commerce: A nova realidade do E-Commerce

Provavelmente você já cansou de ler artigos sobre as redes sociais, que mudam a forma como as pessoas se comunicam e consomem informação. Elas vêm mudando de maneira colossal a forma como as empresas fazem marketing, pois são canais com uma taxa de ROI (Retorno sobre Investimento) muito alto.

Social Commerce é exatamente o comércio eletrônico aliado aos conceitos sociais, também bastante explorados nas redes sociais e em sites da web 2.0, onde a compra é influenciada não apenas por amigos reais, mas por contatos on-line.

Usando a conversação para melhorar a conversão.

Redes sociais podem aproximar pessoas simplesmente por seus gostos em comum, muitas vezes chegando a nichos de mercado nunca antes imaginados, gerando conteúdo altamente específico. Exatamente para este tipo de negócio, é que o comércio eletrônico social acaba funcionando melhor, pois faz com que a conversação dessas pessoas, com gostos altamente incomuns, gere uma melhor conversão em vendas.

Um conceito bastante interessante sobre comércio social é as seis dimensões de Paul Mardsen, que mostra as várias facetas do comércio eletrônico aliado ao conceito social, melhorando as vendas.

As 6 dimensões do Social Commerce:

1. Compra social
2. Classificações e comentários
3. Recomendações e referências
4. Fóruns e Comunidades
5. Otimização de redes sociais (SMO)
6. Anúncios Sociais e Social Apps

Note que nem todas as dimensões precisam ser usadas ao mesmo tempo, funcionando melhor para produto e público-alvo específicos e, claro, de acordo com o enfoque do negócio.

Social commerce na realidade brasileira?

O brasileiro é um amante das redes sociais, sendo o maior grupo de usuários do Twitter e Orkut, contando com mais de 70 milhões de usuários. Mesmo assim, quando o assunto é e-commerce, não existem grandiosas inovações neste sentido, sendo os sites de compra coletiva as maiores inovações por aqui.

Fonte: Mídia Boom

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here